Após meses de negociação, a maior companhia de locação de veículos do país, Localiza, anunciou uma fusão com a segunda maior, Unidas. As companhias, que agora aguardam a aprovação do Cade, podem criar uma empresa com valor de mercado estimado em cerca de R$50 bilhões.
Hoje, as companhias juntas detém 47% de participação do mercado. A Movida, entra em terceiro, com 11%.
O mercado avalia um certo risco de que o Cade possa impor alguma restrição à operação, já que Localiza e Unidas somam participação de 65% no segmento de aluguel de carros no varejo. Ainda assim, a notícia foi vista com muitos bons olhos pelo mercado.
Segundo o presidente da Localiza, a fusão faz frente aos concorrentes que devem passar a ganhar força no setor nos próximos meses.
Existem hoje no mercado cerca de 10 mil locadoras de veículos, com muito potencial de crescimento.
Impacto: Positivo. Vemos a fusão das companhias como algo extremamente positivo, já que fará com que ambas tenham maior escala em suas operações, maior poder de barganha no momento da compra com as montadoras, e maior expertise nos segmentos Rent a Car (RAC), hoje liderado pela Localiza, e Gestão de Frotas (GTF), liderado pela Unidas, gerando maior exposição de ambas. A Movida, com a ação anunciada, acaba não sendo muito prejudicada. Por mais que passe a ter um competidor com grande peso no mercado, a empresa passa a ser a segunda maior locadora do país, tendo de competir agora com apenas um player, e não mais os dois de forma separada.