Confira a empresa que pode servir como boa alternativa de “valor” em comparação aos bancos. O foco neste ativo está em apresentar uma opção com viés mais defensivo, com liderança de mercado para ter boa rentabilidade no ano.
Portanto, é uma empresa que pode oferecer bons dividendos e a possibilidade de crescimento.
Porto Seguro (PSSA3)
A Porto Seguro é líder no segmento de automóvel e residência no Brasil e conta com aproximadamente 9 milhões de clientes distribuídos nas diversas linhas de negócios. Portanto, a empresa de seguros tem seu foco nos segmentos automotivo, saúde, residencial.
Resultado 3T20
Lucro líquido de R$400 mi e ROE de 18% no 3T, crescimento de 20% a/a
A Porto Seguro reportou outro conjunto de bons resultados no 3T20. O lucro líquido totalizou R$ 400 milhões (18% ROE), aumento de 20% a/a, 23% acima das nossas expectativas e 9% acima do consenso. O resultado acima da expectativa é explicado principalmente por i) prêmios maiores, ii) índice de sinistralidade ainda baixo, positivamente impactado pela crise do COVID-19; e iii) uma recuperação muito forte dos resultados não relacionados com seguros, impulsionada pela redução das provisões para perdas com crédito.
O balanço trimestral 4T20 será divulgados, conforme Agenda de Resultados, na segunda-feira dia 08/02.
Impactos da pandemia
Segundo os analistas da Necton a companhia não será tão impactada a curto prazo. E, possivelmente, acreditam que a empresa pode se beneficiar com a diminuição dos sinistros, onde o uso de automóveis diminuiu drasticamente, levando a menos furtos e manutenções.
Médio prazo preocupa mais que curto
A médio prazo, a diminuição nos prêmios deve começar a mostrar impacto, com o aumento do desemprego e diminuição da renda, mas pode ser parcialmente mitigada pela redução dos sinistros.
Boa alternativa de “valor” em comparação aos bancos
Segundo BTG Pactual, PSSA3 parecem boas opções de “valor” em comparação aos bancos. O motivo defendido pelos analistas está em virtude da menor taxa de alavancagem, visibilidade mais clara para os próximos 12 meses, menos risco político/ regulatório e oferecem melhor distribuição de dividendos – pois os bancos estão proibidos de pagar dividendos acima do mínimo estabelecido em seu estatuto -.
Em relação aos riscos, os analistas reforçam que as empresas financeiras latino-americanas podem ser afetadas por mudanças nas condições econômicas globais e locais e também estão sujeitas a riscos políticos, de taxas de juros e cambiais. A Porto Seguro atua em um setor altamente competitivo, onde os principais bancos de varejo têm presença significativa.