Se você acabou de abrir o seu CNPJ, tem uma loja de bairro, criou uma marca própria e está fazendo suas primeiras vendas pelas redes sociais: saiba que, um dia, um empreendedor de muito sucesso, já esteve no seu lugar. Muitos fatores vão definir se você vai dar certo ou não. Alguns não dependem apenas de você. Outros, sim.

No Wall Street Cast, meu videocast no YouTube, com novos episódios todas às terças-feiras, eu tenho a honra de receber muita gente bacana. Entre elas, alguns empreendedores. Conversando com pessoas das mais variadas origens e dos mais diferentes estilos de negócio, eu aprendi que algumas características emocionais estão no DNA daquele que vence na vida.

Hoje eu trago algumas verdades que tive o prazer de ouvir dos experts que passaram pelo nosso estúdio na Times Square. Talvez você possa estar desanimado, sem esperanças, precisando de uma palavra de incentivo nesta semana. Por conta disso, eu coloquei os links de cada entrevista neste texto. Se for importante para você, o episódio na íntegra você assiste no meu canal. Link do canal! (https://www.youtube.com/@BrunoCorano)

Sem mais enrolação, aqui estão as 5 competências de todo empreendedor de sucesso:

1- Espírito desbravador.

Ricardo Rosa, fundador da Petisco Brazuca, empresa que o transformou no Rei da coxinha em Nova York, me disse uma vez que nunca esperou o sucesso aparecer. Ele entendeu que quando o ambiente não proporciona desenvolvimento e possibilidades de crescimento, é preciso criar as próprias oportunidades. O empreendedor de sucesso busca aprendizados, sair da zona de conforto, frequentar os lugares que pretende estar no futuro para conhecer as pessoas que vão abrir seus caminhos. Assista ao vídeo! (https://www.youtube.com/shorts/lJyERBPL5cg)

Imagens Canva

2 – Resiliência.

Se você tiver que definir um empreendedor de sucesso com apenas uma palavra, com certeza, ela será resiliência. Eu pude ver essa habilidade em muitos profissionais que conheci ao longo da vida, mas quem definiu com precisão foi a estilista Patricia Bonaldi, criadora da internacional PatBO, que chegou a vestir Beyoncé e outras celebridades. Ela criou a marca do zero, sem investimentos, muitos desafios, aprendendo a cada acerto e a cada erro, mas com apenas uma convicção: não existia a menor chance de fracasso. Sem plano B para quem tem um propósito genuíno. Assista ao vídeo! (https://www.youtube.com/shorts/plUyjdWTBsg)

3 – Entender de pessoas.

Muita gente quer ter um negócio de sucesso, mas poucos querem lidar com pessoas. Pessoas reais com anseios, desejos e sonhos. E as pessoas mudam, o que significa que para entender as pessoas, o aprendizado será constante. Veronica Oliveira, criadora d’A Tapioca da Baiana, percebeu que para ter um time de excelência era preciso mais do que oferecer um posto de trabalho e um bom salário, mas compreender de culturas, perfis e emoções. Assista ao vídeo! (https://www.youtube.com/shorts/dzO0c3WI_tE)

4 – Clareza de metas e objetivos.

Não tem meta inatingível para o empreendedor. O empreendedor de sucesso começa do zero e mira o infinito, pois sabe que vai aprender pelo caminho. É preciso saber aonde quer chegar para, então, definir metas de curto, médio e longo prazo. Quando conheci a história do Seu Elias, o barbeiro milionário, ele me contou que escreveu todos seus objetivos em uma carta. Com estratégia, ele realizou seus sonhos.  Assista ao vídeo! (https://www.youtube.com/shorts/KDvE5oWkEWo)

5 – Fibra.

Veronica Oliveira chegava 22h em casa e ia ler um capítulo de livro para conseguir aplicar no seu negócio no dia seguinte. Ricardo Rosa dormiu cerca de 8h na semana em que inaugurou sua primeira loja. Patricia Bonaldi desenhava suas peças de roupa, mas também comprava o tecido, auxiliava na produção, provava a própria roupa e atendia a cliente. Ter garra, trabalhar muito, dar duro pode não ser o suficiente para você enriquecer, mas nenhum sucesso é construído sem isso. Espantar a preguiça não é uma opção.

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Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte