A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) participa, hoje (18) e amanhã (19), da Caravana Brasil Sem Fome, em Belém (PA). Com o objetivo de fazer o enfrentamento à insegurança alimentar e nutricional, a Caravana deve potencializar os sistemas produtivos tradicionais dos quilombos e da pesca artesanal. Em ação conjunta, a Companhia realizará nos dias 19 e 20 de abril, na Região do Marajó Oriental, a oficina de capacitação de ampliação das políticas públicas de acesso ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O diretor de Política Agrícola e Informações, Silvio Porto, representará a Companhia.

No dia 19, a comitiva do governo federal, em parceria com a Universidade Estadual do Pará, visitará o Quilombo Vila União. Na oportunidade, a Conab fará a apresentação do Projeto Sociobio+, além de uma roda de conversa sobre o abastecimento alimentar na perspectiva amazônica. A Companhia ainda participará da assinatura de contrato e autorização de entrega de produtos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS), de associações e cooperativas da região.

O investimento total no Arquipélago do Marajó será de R$7.365.166,00, destinados à aquisição de 1.239 toneladas de alimentos produzidos por 531 agricultores e agricultoras familiares, extrativistas e quilombolas. São 18 cooperativas e associações dos municípios de Curralinho, Gurupá, Oeiras do Pará, Breves, Portel, Muaná e Afuá. O projeto atenderá 38.974 pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

A oficina de capacitação de ampliação das políticas públicas de acesso ao PAA será implementada pelos projetos SocioBio+ e Bioeconomia e Cadeias de Valor. O projeto Sociobio+ é implementado em conjunto pela Conab e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, com recursos da União Europeia por meio do programa Euroclima. Já o projeto Bioeconomia e Cadeias de Valor é desenvolvido na Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da parceria entre o Ministério Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e GIZ, com recursos do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha.  

PAA/CDS – Operado pela Companhia desde 2003, o Programa busca assegurar a garantia de renda aos agricultores familiares ao mesmo tempo em que ajuda no combate à insegurança alimentar e nutricional das populações em situação de vulnerabilidade social. O PAA é executado pela Conab com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

A Compra com Doação Simultânea é uma modalidade do PAA que estimula a articulação entre a produção da agricultura familiar, combate à insegurança alimentar e nutricional e o desenvolvimento da economia local. Os produtos adquiridos dos agricultores familiares são doados às pessoas em situação de insegurança alimentar, por meio da rede socioassistencial ou equipamentos públicos de segurança alimentar, além da rede pública e filantrópica de ensino.

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 6389/ 2256
[email protected]

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.