O mercado de tecnologia tem gerado inúmeras oportunidades de carreira nos últimos anos. Porém, este território até pouco tempo dominado pelos homens, vem sendo ocupado por profissionais que têm ganhado protagonismo nesse mercado: as mulheres da tecnologia.

Além de impulsionar os maiores e mais lucrativos investimentos do âmbito dos negócios, a tecnologia tornou-se uma importante ferramenta não apenas no cotidiano das pessoas, mas principalmente um segmento capaz de gerar novas oportunidades para grupos de minorias e alavancar carreiras.

O grupo das mulheres negras, por exemplo, está progressivamente ocupando os espaços no cenário da tecnologia, onde organizações oferecem cursos e apostam na diversidade, através de iniciativas que as têm impulsionado a seguirem a carreira.

Contrariando algumas estatísticas, empresas finalmente despertaram para esse grupo que compõe uma minoria no mercado tecnológico, mas que cada vez mais se capacita profissionalmente para conquistar as melhores oportunidades na área de TI.

Embora ainda não estejam representadas em grande quantidade, é visível o aumento considerável da presença feminina nos cargos na área de TI. De acordo com os dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), “nos últimos 5 anos o número de mulheres no mercado de tecnologia cresceu 60%”. Em contrapartida, esse aumento não acompanha a mesma proporção salarial entre homens e mulheres.

Redes de apoio que fazem toda a diferença

As mulheres na tecnologia estão derrubando inúmeros obstáculos, conquistando seus espaços e respondendo a altura, que são extremamente qualificadas como analistas, especialistas, programadoras, desenvolvedoras e quaisquer outras profissões na área.

E esse levante feminino, têm recebido o incentivo de coletivos, instituições e grupos que funcionam como uma grande rede de apoio e networking, fazendo com que mais mulheres negras rompam as barreiras do preconceito racial e de gênero no território da tecnologia.

Além desse suporte, existem parcerias com organizações através da oferta de bolsas de estudo para meninas e mulheres negras que desejam desenvolver uma carreira. Iniciativas como a UX para Minas PretasVai na Web e a Escola da Ponte Para Pretxs, compõem essa rede de apoio, oportunidades e ao mesmo tempo de empoderamento.

Não basta apenas capacitar, é preciso contratar!

Esse boom nas ofertas de vagas para profissionais negras na área de tecnologia não surgiu ao acaso. As empresas que antes se ofereciam para capacitar mulheres e pessoas negras na área de tecnologia da informação, enxergaram na diversidade uma saída para gerar mais empregos e transformar o ambiente corporativo em um lugar de pluralidade.

De que adianta criar um programa de qualificação profissional para a inclusão de mulheres negras na tecnologia, se na hora de fazer os processos seletivos, as contratações dessas mulheres não acontecem?

A partir desta percepção as organizações começaram a entender que não bastava pensar em diversidade e inclusão somente na fase de capacitação. Era preciso aumentar o volume de oportunidades e contratar de fato esses talentos.

Formar e capacitar profissionalmente mulheres negras para o mercado de tecnologia é o primeiro de muitos passos de uma jornada disposta a elevar tais profissionais ao topo da pirâmide.

Mais que isso, é conectar estas mulheres às melhores vagas no mercado de trabalho, com o objetivo de diminuir a lacuna do preconceito contra as profissionais especializadas em tecnologia. Afinal, o presente e o futuro pertencem a elas!

Carla Araújo

Analista de Comunicação no ID_BR –  Instituto Identidades do Brasil,  graduada em Letras Português – Inglês (UFF) com extensão em Fundamentos de Marketing em Mídias Sociais (PUC-Rio). É uma apaixonada pela escrita criativa e de impacto, alguém que enxerga no final da zona de conforto o lugar ideal para o recomeço e para os desafios. Gosta de escrever e compartilhar conteúdos relevantes, sobre cultura corporativa, atualidades, causas sociais, meio ambiente, diversidade e pauta racial. Na vida pessoal e no trabalho, é uma pessoa destemida, resiliente e que acredita no poder da oportunidade!

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte