Veja a análise da Ágora referente aos papéis de MRV&Co (MRVE3) adicionada em sua Carteira Top 10. Desse modo, o portfólio mensal oferece maior diversificação, com composição mensal de 10 ativos
de diferentes setores.
Setor da MRV&Co está em recuperação
Para a construção civil, a Ágora entende que uma recuperação se aproxima, uma vez que o fim do ciclo de elevação de juros também se aproxima. Embora os números do 2T22 tenham apresentado uma compressão unânime de margens.
Dito isso, a leitura da Ágora é de que uma melhora de margens passa diretamente pela melhora dos custos dos insumos. Nesse sentido, os recentes movimentos na economia chinesa, como a recente onda de calor excessivo, que forçou o fechamento de siderúrgicas visando a economia de energia, poderia beneficiar em algum grau o setor de construção civil. Uma vez que pode contribuir para uma queda nos preços do aço.
Além disso, o preço do cimento também precisa ser monitorado. Mas a expectativa do Sindicado Nacional da Indústria do Cimento (SNIC) de queda de 1 a 2% nas vendas em 2022, também nos parece uma notícia positiva em termos de custo.
Para o segmento de baixa renda, os recentes ajustes no programa habitacional Casa Verde Amarela (CVA) sugerem algum alívio para as construtoras. A expectativa é que o prolongamento do prazo de financiamentos, de 30 para 35 anos, deve elevar o número de famílias que se enquadrarão para a concessão de crédito. Nas estimativas da Ágora um aumento de 7% na acessibilidade para novos compradores. Outro fator importante é o aumento do teto de preços, que pode dar algum espaço para melhoria de margens.
Alternativa que pode se beneficiar de cenário
Neste contexto, a MRV&Co é uma alternativa que pode se beneficiar desse cenário, pois é a maior no desenvolvimento de imóveis para o CVA. Também vemos a Resia (antiga AHS), sua subsidiária nos Estados Unidos, como um potencial direcionador para as ações. Assim, o cenário de alta de juros por lá pode direcionar um maior público para alugueis em detrimento a hipotecas, contribuindo para o negócio da Resia em imóvel multifamiliar (imóveis para renda).
Além do mais, a MRV&Co está à procura de um potencial investidor, com conhecimento do mercado imobiliário norteamericano, para injetar capital na subsidiária, e a possibilidade de um IPO não é descartado.
“Por fim, entendemos que a recuperação do setor, em bolsa, passa diretamente pelos nomes mais líquidos e, ao considerar os últimos 3 meses, o volume de negociação da MRVE3 se aproximou da CYRE3, sendo as duas ações mais líquidas do setor“. Ressaltaram os analistas da Ágora.