As boas iniciativas que ocorrem em nosso País podem e devem ser divulgadas!
O Movimento Rio Grande do Brasil surgiu como resposta à catástrofe que atingiu o Rio Grande do Sul em 2024, impactando 2,4 milhões de pessoas e afetando 95% dos municípios do Estado.
Face à magnitude dos danos, a ação se destacou pela articulação rápida do grupo, integrado por conselheiros consultivos da Comissão Temática de Inovação da Board Academy e lideranças locais e nacionais, com o objetivo de criar soluções inovadoras que atendessem a necessidades imediatas e estruturais.
O Movimento contou com o imprescindível apoio da Comissão Temática de Inovação da Board Academy, liderada pela presidente Débora Oppitz Giacomet e a vice-presidente Ingrid Paola Stoeckicht. Tal Comissão orientou o seu planejamento estratégico e objetivos para apoiar na recuperação do Rio Grande do Sul.
Nos dias imediatamente após a tragédia, os esforços estiveram concentrados no resgate das vítimas, na estruturação de abrigos temporários e organização de doações. A partir das experiências vividas em campo, a Comissão decidiu adotar o propósito “Governar a Inovação e Inovar a Governança”. Essa diretriz fundamentou uma série de ações pela Comissão Temática de Inovação e do Movimento, integrando os atores do ecossistema dos setores público e privado locais.
Integram o Movimento nove Frentes Estratégicas com os respectivos conselheiros membros efetivos e voluntários:
As ações do Movimento Rio Grande do Brasil, foram, inicialmente, empreendidas na cidade de Novo Hamburgo:
- O primeiro passo foi mapear os agentes do ecossistema e os problemas e desafios enfrentados pelas comunidades atingidas. Isso permitiu estruturar planos de emergência e urgência com base em dados concretos, além de estabelecer parcerias com especialistas em catástrofes e gestão de riscos.
- Para ampliar a eficácia das soluções, a Comissão desenvolveu um agente de inovação baseado em inteligência artificial. Tal sistema integra 150 publicações, artigos, relatórios e estudos técnicos nacionais e internacionais, fornecendo informações confiáveis para embasar as decisões estratégicas e críticas durante e após a enchente.
- Para a frente da gestão do conhecimento, foi estruturado o ciclo de palestras e comunidades para promover o compartilhamento de boas práticas e a capacitação de lideranças dos conselheiros das demais comissões temáticas da Board Academy. Esses encontros se tornaram espaços cruciais para disseminar conhecimentos sobre gestão em ambientes de crise.
- Uma pesquisa conduzida junto a empresas locais revelou os principais impactos da tragédia nos negócios. A partir desses dados, a Comissão conectou startups e empresas com base tecnológica para resolver desafios específicos, acelerando a recuperação e fortalecendo a resiliência das comunidades.
- Outro ponto de destaque foi o cuidado com a saúde mental das vítimas. A startup gaúcha Sanos, em parceria com o Rotary, distrito 4670, que atua em 31 cidades do RS, disponibilizou uma plataforma de teleatendimento psicológico, que oferece suporte ágil e acessível às populações afetadas.
- Na frente dos Conselhos Estratégicos, a Comissão reuniu 80 conselheiros voluntários da Board Academy para atender, de forma pro bono, as empresas impactadas. Desenvolveu-se um diagnóstico para identificar os principais desafios e seus impactos, que as empresas locais responderam. Isso permitiu a conexão de conselheiros especialistas para apoiar na resolução dos problemas específicos destas empresas, como desenvolver novos modelos de negócios; reestruturar suas plantas produtivas; impulsionar o e-commerce; e, prospectar novos mercados, parceiros e clientes. Essa ação está gerando impacto significativo nas empresas, incentivando-as a adotar planos de continuidade e práticas sustentáveis e resilientes para seus negócios. Outra medida importante foi identificar tecnologias de monitoramento de áreas de risco e especialistas em clima para auxiliar com informações críticas para apoiar nos processos de mitigação de riscos em cenários de eventos climáticos extremos, ampliando o foco em medidas estruturais e preventivas.
- Na frente da gestão do conhecimento, foi estruturado o ciclo de palestras e comunidades para promover o compartilhamento de boas práticas e a capacitação de mais de 360 conselheiros da Board Academy. Esses encontros se tornaram espaços cruciais para disseminar conhecimentos sobre gestão de crise em ambientes de desastres naturais.
O Movimento Rio Grande do Brasil se tornou um case de sucesso sobre como a inovação e a colaboração podem transformar desafios em oportunidades para o desenvolvimento local e regional.
A perspectiva é que as ações desenvolvidas pelo Movimento Rio Grande do Brasil continuem a apoiar as organizações gaúchas, públicas e privadas, a desenvolver uma cultura de gestão de crise e resiliência para a população gaúcha. E por fim, a experiência e o aprendizado acumulado fortaleceram a confiança em soluções inovadoras e cooperativas como meio eficaz de enfrentar crises e reconstruir comunidades.
Esse Movimento reforça a importância das organizações brasileiras e da sociedade se prepararem para o enfrentamento de futuros desafios associados aos eventos climáticos extremos. Para isso, desenvolver uma cultura de prevenção e resiliência é fundamental.
Concluímos este artigo com uma mensagem de Débora Giacomet:
“Queremos convidar as empresas impactadas que tiverem interesse no apoio de conselheiros experientes voluntários, da Board Academy, a entrar em contato pelo e-mail [email protected], para obter mais informações de como participar.”
O trabalho do Movimento Rio Grande do Brasil pode ser conhecido de forma mais detalhada na Revista RI, edições 286 e 287.