Veja a análise do Banrisul referente a Movida (MOVI3) que retorna a Carteira de Ações Mensal. Dessa forma, o analista Guilherme Volcato que assina o relatório destaca que a companhia é uma das maiores e mais reconhecidas pelos consumidores.

Movida (MOVI3) volta ao portfólio do Banrisul

Conforme o relatório do Banrisul, esta empresa se destaca como uma das maiores companhias de locação de veículos do Brasil em tamanho de frota e receita dentre as companhias abertas do setor no Brasil, de acordo com informações públicas de mercado fornecidas pela ABLA e por companhias do setor. Em dezembro de 2014, por meio de uma reestruturação do SIMPAR, grupo com o mais amplo
portfólio de serviços logísticos do país, segundo estudo publicado pelo ILOS, em novembro de 2009, a Companhia consolidou todas as atividades de “rent a car” e de gestão e terceirização de frotas do SIMPAR.

Além disso, a Companhia acredita ser a empresa de locação de veículos mais reconhecida pelos consumidores no quesito inovação, oferecendo soluções que buscam proporcionar uma experiência exclusiva por meio de uma oferta de serviços e produtos diferenciada e alianças estratégicas com montadoras e concessionárias e locadoras, de acordo com a pesquisa efetuada pela H2R Pesquisas Avançadas.

Companhia de divide em dois segmentos

De acordo com o Banrisul, a Movida atua no Segmento de locação de veículos (“rent a car” ou RAC); e no Segmento de gestão e terceirização de frotas (GTF). Buscando atuar com frota de veículos de qualidade, com excelente estado de conservação e baixa quilometragem, a Companhia mantém permanente processo de renovação de sua frota operacional, com a desmobilização de seu ativo a partir de doze meses contados da respectiva aquisição e consequente venda desses veículos seminovos, por meio de pontos próprios, principalmente sob a marca Movida Seminovos, que envolvem uma variedade de marcas e modelos.

Segundo o Banrisul, em Junho de 2022 a Companhia possuía uma frota total de 207 mil carros e uma extensa rede de atendimento, com pontos localizados estrategicamente em todos os estados do Brasil. Além disso, possuía 223 pontos de atendimento no RAC e a rede de Seminovos contava com 86 pontos de venda próprios distribuídos em 26 estados do país

“Atua num setor onde a maior concorrente (Localiza) brilha e acaba de se unir com a então segunda colocada Unidas. É curioso que o CADE tenha aprovado tal fusão, mesmo que a terceira colocada Movida tenha se posicionado contra. Todavia, agora não há mais o que fazer a não ser tentar competir contra uma gigante. Ausente desde outubro/18 das recomendações, esta empresa disparou logo que deixamos de indica-la, tanto que retorna pelo dobro do valor em que saíra (101,23%). No entanto, assim como na novidade anterior (ENAT3), nosso erro é minimizado pelo fato de que nestes exatos 4 anos
a performance geral da Carteira foi ainda melhor (135,83%). No mesmo período, os Índices de referência tiveram valorização bem mais modesta – tanto Ibovespa (32,73%), quanto Smal Caps (39,01%)”.
Ressaltou o analista do Banrisul.

Tendência de alta no curto prazo

Segundo a análise do Banrisul, o ativo em tendência de alta no seu curto tempo de negociação na Bolsa. No entanto, isto não parecia tão claro no início – nos primeiros 2 anos era possível observar um canal de baixa. Seja como for, de lá para cá, a empresa chegou a triplicar de valor, inclusive superando o topo pré-pandemia. A partir do início de 2022, no entanto, observou-se um descolamento de suas ações daquele apresentado pela RENT3. Enquanto esta se encontra nas máximas-históricas, MOVI3 segue pressionada. Assim, o analista enxerga uma grande assimetria de valor, sendo até difícil projetar um alvo específico.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte