A Mosaico reportou seus resultados referentes ao 4T20. No release, a companhia discorre sobre seus resultados, comentando que a forte alta no Ebitda (na ordem de 175%) foi influenciada pelo sucesso na captura de sinergia na integração de Zoom e Buscapé. Ainda, segundo relatório da Neotrust, ocorreu no período a antecipação de consumo de produtos de tíquete maior em trimestres anteriores e um mix diferente de categorias durante a Black Friday e o Natal, com uma maior participação de novas categorias com tíquetes menores como vestuário, cama/mesa/banho e beleza e saúde. Entre os principais destaques do release, estão:

• Em 2020, o GMV originado para os lojistas parceiros totalizou R$ 4,2 bilhões, um crescimento de 122,3%, explicado (i) pela aceleração causada pelos efeitos da pandemia da Covid-19 no mercado de comércio eletrônico no Brasil durante o ano de 2020, (ii) pela aquisição de Buscapé, consolidado a partir de novembro de 2019, com impacto cheio em 2020, e (iii) pela eficiência da Companhia, que manteve a intensidade de seus esforços na criação de conteúdo, melhoria da experiência do usuário e qualificação de tráfego;

• O aumento no GMV impactou o número de visitas mensais. Desse modo, as visitas não pagas apresentaram crescimento de 116,8% e totalizaram 376,3 milhões; reforçando a estratégia de conteúdo de qualidade como potencializador de recorrência de tráfego, e a média mensal de visitantes únicos totalizou 30,3 milhões; um crescimento de 111,9%;

• As despesas totais totalizaram R$ 150,6 milhões em 2020, um crescimento de 212,6%. Excluindo o efeito positivo da compra vantajosa de Buscapé, isto é, o excesso do valor justo dos ativos em relação ao custo de aquisição do investimento, o crescimento das despesas foi de 90,6%;

• Na comparação do EBITDA, o crescimento foi de 174,7% na comparação com 2019. Já no 4T20, a aceleração das despesas com marketing institucional (branding) teve impacto direto no EBITDA recorrente, que apresentou redução de 45,3% na visão recorrente. É importante ressaltar que há um descasamento temporal entre as despesas com branding e seus efeitos positivos, isto é; aumento de recorrência de tráfego e reconhecimento da marca, que se traduzem em aumento de receita;

• O resultado financeiro em 2020 foi negativo em R$ 4,2 milhões; refletindo principalmente o pagamento de juros sobre o empréstimo tomado para financiar a aquisição do Buscapé em 2019. Esse empréstimo foi quitado com os recursos do IPO em fevereiro de 2021 e companhia está capitalizada para o próximo ciclo de crescimento. No 4T20, o resultado financeiro foi negativo em R$ 0,8 milhões;

• Em 2020, o lucro líquido totalizou R$ 60,4 milhões, refletindo o desempenho operacional apresentado anteriormente e o efeito do imposto diferido decorrente do prejuízo fiscal de exercícios anteriores. O lucro líquido ajustado pela compra vantajosa de Buscapé apresentou crescimento de 38,3%. No 4T20, o lucro líquido somou R$ 26,5 milhões, uma redução de 57,2% em relação ao 4T19, que foi impactado pela compra vantajosa de Buscapé. Ajustando por esse efeito, o lucro foi 36,4% menor.

Impacto: Negativo. A companhia teve um grande avanço ao longo de 2020; no entanto, no período do 4T20 teve seus números impactados pela antecipação das compras de alguns produtos ao longo do ano, o que enfraqueceu o volume de vendas na Black Friday e Natal. O trimestre mostrou números abaixo do esperado pelo mercado, principalmente em termos de crescimento da receita. Seguimos com recomendação de compra para o papel devido ao acelerado avanço que a cia vem apresentando, volta das medidas de isolamento social em algumas regiões, o que deve seguir impulsionando o fluxo no e-commerce, e ainda a parceria com o BTG Pactual para cashback, que segundo o release do 4T20 da Mosaico, deve ser implementado em maio de 2021, projeto que, na nossa visão, trará aumento no fluxo de clientes em suas plataformas, além da fidelização dos mesmos.

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