O monopólio está diretamente ligado ao mercado vendedor e está presente em diversas circunstâncias, como na presença de uma única empresa atuante em determinado mercado, inexistência de substituição seja para um bem, produção ou serviço e entre outras.
Geralmente, um mercado monopolista proporciona elevadas barreiras de entrada para novas empresas em decorrência dos seguintes fatores:
- Controle de insumo
- Recursos escassos
- Economia em escala
Além destes, o custo elevado de instalação é outro possível limitador de entrada de novas empresas, em vias de lentidão nas questões burocráticas e elevada demanda financeira para iniciar os processos.
Para entender um pouco mais sobre onde encontrar bons investimentos altamente recomendados, veja por aqui.
Monopólio
Veja outros exemplos de barreiras de entrada:
Lealdade de marca, isto é, na visão de produto há o sentimento associado ao negócio no longo prazo.
Restrição Governamental: envolve as patentes e contas protecionistas
Acesso aos canais de distribuição: Em muitas ocasiões, as empresas exigem exclusividade dos seus distribuidores
Economia em escala: Diversas empresas que pretendem entrar em um determinado mercado não possuem os recursos nem o conhecimento para entrar de forma mais profunda no ramo, portanto, a fim sofrem para igualar os custos fixos de produção das empresas que já estão atuando no mercado.
Competições
A quantidade de poder de monopólio que a empresa exerce depende do seu sucesso na diferenciação do produto em relação às demais empresas.
Como o produto da empresa monopolisticamente competitiva difere de outros concorrentes, sua curva de demanda é descendente que limita a entrada de outros competidores. Trata-se da curva da demanda da empresa, e não da curva de demanda do mercado. Ou seja, a capacidade de maximizar lucros encontra-se no ponto entre a receita marginal e o custo marginal que corresponde na otimização de quantidade.
Veja outros conceitos importantes em nosso glossário! Confira por aqui.