Os modelos de séries temporais trata de um padrão que pode se repetir de tempos em tempos. Portanto, envolve o conceito de sazonalidade, pois representa uma variação da demanda sobre determinado produto ou serviço de acordo com o período do ano.
Por exemplo:
Fatos que ocorrem diariamente em uma certa hora, todos os dias, ou em um certo mês em todos os anos. Bem como, em um negócio onde as vendas mensais de uma loja é normal que haja variação de acordo com a época do ano.
No varejo, as vendas no natal que superaquecem, por exemplo.
Desta forma, as séries temporais são aquelas que apresentam sazonalidade e mostram quando os fenômenos se repetem a cada período. A tendência geralmente está ligada à uma mudança no nível médio do comportamento no longo-prazo. Ou seja, refletindo em declínio, elevação ou estabilidade do valor médio da série temporal.
Este conceito é muito usado no mercado financeiro, pois existem épocas no ano com maior e menor demanda dos investidores.
Modelos de séries temporais:
Os ciclos nos modelos de séries temporais se referem aos movimentos recorrentes de elevação e queda em torno do nível médio da tendência e, portanto, também relativos a dados de uma variável.
Devemos ressaltar que os movimentos para cima ou para baixo em torno da tendência podem ser estritamente periódicos. Ou seja, não confirmam o futuro, podendo variar em comprimento e magnitude.