Bottom line:

  • As vendas no varejo surpreenderam negativamente as expectativas do mercado, mas ficaram acima de nossa projeção, mostrando -0.2% de evolução no conceito restrito.
  • No conceito ampliado, houve queda de -2.1%, ficando abaixo da mediana do mercado (0.2%) e mais próxima à nossa expectativa (-1.7%).

Comentários:

As vendas no varejo surpreenderam negativamente as expectativas do mercado, mas ficaram acima de nossa projeção, mostrando -0.2% de evolução no conceito restrito. Já no conceito ampliado, houve queda de -2.1%, ficando abaixo da mediana do mercado (0.2%) e mais próxima à nossa expectativa (-1.7%).

Com a leitura de hoje, nota-se a terceira retração consecutiva no índice restrito (ainda que em magnitude menor do que a anterior) e a segunda consecutiva no índice ampliado. De forma geral, a queda no consumo varejista pode estar relacionada ao fim do auxílio emergencial bem como a piora dos indicadores da pandemia.

Por dentro do índice, nota-se nova desaceleração nos hiper- e supermercados, além de queda em vestuário e móveis e eletrodomésticos. Veículos apresentaram nova queda (-4.74% MoM, SA).

Com esta divulgação, nossa projeção de IBC-Br é de 0.19% (SA, MoM). Nosso cenário antevê queda na atividade ao longo do primeiro trimestre, motivado pelo fim do auxílio emergencial e pelo impacto do aumento das restrições à movimentação em consequência ao avanço da pandemia.

Projetamos o início da retomada no segundo trimestre, com avanço significativo no terceiro tri, quando a vacinação de grande parte do grupo de risco deveria estar concluída.

Felipe Sichel
Estrategista do banco digital modalmais
Fonte: https://www.modalmais.com.br/blog

Publicidade

Essas ações extremamente baratas podem mudar seu 2025!