Esperamos que todos tenham tido um Natal festivo de alegrias e de muita paz!
Na última semana de 2021, os mercados do mundo vão parando e trabalhando com liquidez bem mais estreita, de um lado tentando preservar resultados alcançados e de outro não dando mais para arriscar nada. A agenda política e econômica também vai rareando por férias e recessos, e ficam somente algumas operações de ajustes para o novo ano.
Investidores no mundo seguem muito preocupados com a expansão da variante Ômicron reinfectando as economias e interrompendo ou piorando as previsões para 2022, com alguns países fazendo lockdown e restrições e as populações menos receptivas à vacinação e restrições.
Se algum ajuste cabe em relação aos mercados que funcionaram em 24/12, ele seria de maior fraqueza. Hoje, os mercados que operaram na Ásia terminaram o dia com viés de queda, Europa começando o dia no campo positivo, e até melhorando mais, e futuros do mercado americano passando de misto para alta. Aqui, terminamos na quinta feira com queda de 0,33% e índice em104.891 pontos, e o patamar de 104.000 parece importante de não ser perdido, enquanto a faixa de 108.500 seria ideal para ganhar um pouco de tração.
No final de semana, a China anunciou lucro empresarial de novembro em alta anual de 9%, mas desacelerando em relação ao mês de outubro. Mas o PBOC (BC chinês) planeja ampliar o apoio à economia real diante das incertezas com o crescimento de 2022. Já a Rússia parece querer aliviar tensões com a Ucrânia, aceitando reunião com a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
No mercado, dia de petróleo em queda neste início de manhã de 1,10%, com o barril cotado a US$72,98. O euro era transacionado em leve queda para US$ 1,131 e notes americanos de 10 anos com taxa de juros de 1,48%. O ouro e a prata com quedas na Comex, e commodities agrícolas com desempenho misto na Bolsa de Chicago.
Aqui, a Bahia debaixo de água precisa de ajuda para desabrigados e cidades, sem qualquer viés ideológico. Já parlamentares e empresários ainda esperam ser possível emplacar reformas em 2022 que são absolutamente essenciais. O Tesouro anunciou que pretende lançar em 2022 um título de aposentadoria que não teria distribuição no período de acumulação.
A agenda do dia traz a nova pesquisa semanal Focus do Bacen e o saldo da balança comercial até a semana anterior. A FGV divulga a confiança da indústria em dezembro. Nos EUA, teremos o índice de atividade industrial de Dallas de dezembro.
Expectativa de Bovespa podendo lutar para alta e com liquidez pequena, dólar em alta seguindo exterior e juros em queda.