- O índice de produção industrial de outubro ficou abaixo das nossas expectativas e da mediana do mercado, avançando 1.1% no mês com ajuste sazonal (modalmais: 1.6%; bloomberg: 1.4%). Em contrapartida, o mês anterior sofreu revisão de avanço de 2.6% para 2.8%.
Comentários:
O índice de produção industrial de outubro ficou abaixo das nossas expectativas e da mediana do mercado, avançando 1.1% no mês com ajuste sazonal (modalmais: 1.6%; bloomberg: 1.4%). Revisões nos meses anteriores (setembro e agosto) praticamente se cancelaram.
A abertura mostra queda em indústria extrativa mineral e avanço em transformação. Enquanto a primeira situa-se -1.01% abaixo do nível de fevereiro (SA), a segunda está 2.17% acima do registrado naquele mês.
Olhando por categorias de uso, nota-se novamente forte avanço de bens de capital, que crescem 7.04% no mês (ficando 3.47% acima do nível de fevereiro). Bens de consumo tiveram avanço de 0.67% no mês, puxados por +1.37% em duráveis (explicados por avanços em automóveis de 3.21%, enquanto ex-automóveis cai -1.33%).
Em suma, o número solidifica-se acima do nível observado pré-pandemia e enseja otimismo para a atividade no quarto trimestre.