Bottom line:
- O índice de preços ao consumidor avanço 0.04% no mês de outubro, abaixo das expectativas do mercado. A leitura subjacente por sua vez avanço 0.01%, também abaixo das expectativas de 0.02%. Com isso, a leitura %YoY apresenta avanço de 1.2% no headline e 1.6% no subjacente.
- A perspectiva para inflação (para além das surpresas dos últimos meses) permanece benigna nos EUA. A conjunção de normalização de preços de veículos usados pesará sobre bens subjacentes, enquanto serviços subjacentes permanecerá pressionado por conta de moradia.
Comentários:
O índice de preços ao consumidor avanço 0.04% no mês de outubro, abaixo das expectativas do mercado. A leitura subjacente por sua vez avanço 0.01%, também abaixo das expectativas de 0.02%. Com isso, a leitura %YoY apresenta avanço de 1.2% no headline e 1.6% no subjacente.
Por dentro do índice subjacente, nota-se a reversão para negativo da parte de bens, puxada pela perda de dinamismo em veículos usados, que havia contribuído para aceleração nos últimos meses. Vestuário também acelerou a queda já vista no mês anterior.
Em serviços, moradia teve pequena aceleração em relação ao mês passado (0.11% vs. 0.06%), mas segue em tendência de desaceleração na leitura YoY. Temos defendido ao longo dos últimos meses que este componente (33.3% da cesta) será detrator de inflação ao menos até o segundo trimestre do ano que vem e mantemos esta perspectiva atualmente.
Destaca-se a intensificação da desaceleração de medical care services, puxada principalmente pela reversão de hospital services.
A leitura trimestral anualizada desacelerou fortemente, mas ainda permanece acima de 2% tanto no headline como no core. A mesma métrica para veículos usados mostra o início da normalização deste grupo.
Assim, a perspectiva para inflação (para além das surpresas dos últimos meses) permanece benigna nos EUA. A conjunção de normalização de preços de veículos usados pesará sobre bens subjacentes, enquanto serviços subjacentes permanecerá pressionado por conta de moradia.
Felipe Sichel
Estrategista do banco digital modalmais
Fonte: https://www.modalmais.com.br/blog