Bottom line:

  • As vendas no varejo decepcionaram as expectativas do mercado, resultado negativo reforçado pela revisão para baixo do mês anterior.
  • O índice começa a refletir um ajuste após o forte ciclo de retomada registrado no terceiro trimestre. Como já comentado por Bostic agora há pouco, o FED também espera desaceleração da atividade em direção ao final do ano.

Comentários:

As vendas no varejo decepcionaram as expectativas do mercado, resultado negativo reforçado pela revisão para baixo do mês anterior.

  • Retail Sales outubro (MoM): 0.3% (esp.: 0.5%; anterior: 1.9%, rev. p/ 1.6%)
  • Retail Sales Ex-auto outubro (MoM): 0.2% (esp.: 0.6%; anterior: 1.5%, rev. p/ 1.2%)
  • Retail Sales Ex-auto & gas outubro (MoM): 0.2% (esp.: 0.6%; anterior: 1.5%, rev. p/ 1.2%)
  • Retail Sales Control Group outubro (MoM): 0.1% (esp.: 0.5%; anterior: 1.4%, rev. p/ 0.9%)

Por dentro do índice destaca-se a desaceleração em mobília, vestimentas, artigos esportivos e alimentação. As vendas non-store retailers (que incluem online) registraram avanço de 3.1% no mês (contribuindo 0.49% no índice), enquanto eletrônicos e materiais de construção também registraram variação positiva.

Vale destacar que a despeito da decepção desta leitura, os indicadores %YoY ainda mostram forte avanço nas principais aberturas (especialmente no control group). Ainda assim, a revisão desta abertura no mês anterior e o fraco avanço este mês é negativa. 

O índice começa a refletir um ajuste após o forte ciclo de retomada registrado no terceiro trimestre. Como já comentado por Bostic agora há pouco, o FED também espera desaceleração da atividade em direção ao final do ano.

Adiciona-se que o aumento das contaminações deve pesar sobre expectativas do consumidor (como visto no índice de Michigan na última sexta) atuando como mais um detrator de consumo em direção ao final do ano.

Felipe Sichel
Estrategista do banco digital modalmais
Fonte: https://www.modalmais.com.br/blog

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