A confiança do consumidor medido pela Universidade de Michigan apresentou leitura melhor do que o esperado e dos níveis anteriores tanto no headline como na abertura por condições correntes e expectativas:
Sentiment: 78.9 (esperado: 75; anterior: 72.3)
Current Conditions: 87.7 (esperado: 85.2; anterior: 82.3)
Expectations: 73.1 (esperado: 69; anterior: 65.9)
1YR Infaltion: 3% (esperado: 3.1%; anterior: 3.2%)
5-10YR Infation: 2.6% (anterior: 2.7%)


Um destaque relevante é a melhora esperada em relação ao mercado de trabalho, com renovada queda significativa na expectativa de aumento do desemprego nos próximos doze meses e aumento comensurado na expectativa de queda do desemprego no mesmo período. Evidentemente, o survey demonstra expectativa de continuada estabilização do mercado de trabalho.


Conforme destaca o comunicado, o índice de expectativa de queda do desemprego está no maior patamar da história das pesquisas de Michigan.
A melhora em relação ao mês anterior também foi causada por um avanço na percepção de finanças pessoais, com leve aumento na quantidade de respostas destacando finanças melhores e queda na quantidade de respostas destacando finanças piores. O índice de finanças idênticas ficou inalterado.

O índice que mede a disposição de compra de bens de consumo de grande porte aumentou pelo segundo mês consecutivo, tal qual o índice de intenção de compra de veículos. Destaca-se que este último veio ao maior nível desde abr/2018.


Apesar da melhora se comparado ao mês passado, poucos consumidores esperam a retomada de condições favoráveis: a expectativa de dificuldades econômicas a frente para os EUA prepondera para 2/3 dos consumidores. Dentre os principais motivos está o risco de uma nova onda de contaminação e o desemprego.


Em suma, a pesquisa revela uma economia que está em contínuo movimento de estabilização, mas que se encontrará por um tempo significativo sobre pressão de desemprego elevado e incerteza em relação a pandemia. Ao mesmo tempo, a estabilização da situação é sentida pelo consumidor e, que começam a respostas incipientemente a preços mais baixos e reabertura da atividade.

Felipe Sichel
Estrategista do banco digital modalmais
Fonte: https://www.modalmais.com.br/blog

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