Os dados de inflação medidos pelo PCE mostraram avanço abaixo do esperado na variação mensal de julho, ainda que com revisão no mês anterior para cima. O índice subiu 0.3% no mês (esperado: 0.5%).
Em termos trimestrais anualizados, o índice subjacente avança 0.7%, evidentemente muito acima da leitura anterior de -1%, mas impactado pelo baixo nível que vigorou no segundo trimestre do ano.
O cenário inflacionário nos EUA permanece bem controlado. O avanço mensal do subjacente ficou abaixo do esperado, enquanto a evolução %YoY mostra amplo espaço em relação a meta, principalmente se considerarmos o objetivo simétrico adotado pelo FED ontem.
Note-se no gráfico abaixo que o FED ficou próximo a meta por um curto período no ciclo anterior, o que reforça o racional comunicado por Powell em seu discurso.
A parte de gastos do relatório veio mais forte do que o esperado em 1.9%, reforçando a tese de que o impacto do avanço do COVID-19 em diversos estados americanos no consumo foi menor do que era estimado anteriormente.
Felipe Sichel
Estrategista do banco digital modalmais
Fonte: https://www.modalmais.com.br/blog