NFIB Small Business Optimism teve leitura acima do esperado pelo mercado em 94.4 (esperado: 92.5; anterior: 90.9)
Por dentro do índice, vemos uma melhora nos planos de contratação, que registraram melhora do nível de 1 para 8. Ainda assim, como com a grande maioria dos dados, esta é uma melhora somente marginal se considerarmos o tamanho da queda nos últimos dois meses.
Por outro lado, job openings hard to fill, que é um útil indicador coincidente do mercado de trabalho, mostrou ligeira deterioração em relação ao mês passado, caindo do nível de 24 para 23. Esta leitura renova o pior patamar desde 2014.
As expectativas de venda melhoraram de -42 para -24 e retornaram para patamares consistentes com o pior momento da crise de 2008/09. Já as vendas de fato (actual sales changes) deterioraram adicionalmente de -11 para -19.
Finalmente, os planos de capex estabilizaram em relação ao mês passado. A média móvel de três meses, no entanto mostra bem o grau da desaceleração: saímos de 25 há dois meses para 21.67 mês passado e 19.67 agora.
Em suma, o dado mostra a estabilização da economia em patamar baixo de atividade. O fim da deterioração adicional parece consistente com as evidencias de reabertura gradual da economia americana. Como dito anteriormente, as variações mensais dos dados poderão mostrar resultados surpreendentes nas próximas leituras. Comparando ao começo do ano, no entanto, o nível de atividade é evidentemente baixo.
A série histórica é consistente com a avaliação do NBER divulgada ontem de pico do ciclo em fevereiro deste ano. Desde então, o índice NFIB desacelerou por três meses consecutivos e agora apresenta uma aceleração em relação ao mês passado.
Felipe Sichel
Estrategista do banco digital modalmais
Fonte: https://www.modalmais.com.br/blog