O NFIB Small Business Optimism de abril teve leitura acima do esperado pelo mercado em 90.9 (esperado: 83), mas ainda assim 5.5 pontos abaixo do mês anterior e o menor nível desde 2013.
Como era de se esperar, planos de contratação de empregados e de aumento de salários caíram vigorosamente comparado ao mês anterior. O mesmo pode ser dito sobre a percepção de expansão neste momento. Já o uncertainty index caiu do patamar 92 para 75.
Merece destaque a queda vertiginosa nas expectativas de vendas para -42, patamar muito abaixo do visto na crise de 2008/2009, enquanto as vendas de fato também caíram de 8 para -11.
Evidentemente, good time to expand renovou a queda já vista no mês passado, registrando leitura de três ante 13 anteriormente (e 26 antes disto). Esta é a menor leitura do indicador desde 2008.
Como era de se esperar, o lockdown da economia americana tem impacto significativo nos pequenos negócios. Na medida em que algumas partes da economia reabrir, podemos esperar uma acomodação dos números. Algumas evidencias anedóticas apontam neste sentido recentemente. No entanto, o risco segue evidente para manutenção da deterioração em maio.

Felipe Sichel
Estrategista do banco digital modalmais
Fonte: https://www.modalmais.com.br/blog

Publicidade

Essas ações extremamente baratas podem mudar seu 2025!