Bottom line:
- O empire manufacturing de agosto teve leitura de 3.7, abaixo do esperado de 15 e do anterior 17.2. Ainda assim, a média móvel de três meses saiu de -10.5 para 6.9 com a saída do mês de maio (-48.5) da base de conta.
- A composição do índice presente foi fraca e as expectativas seis meses à frente arrefeceram, apesar de permanecerem, no geral, em patamar elevado.
Comentário:
O empire manufacturing de agosto teve leitura de 3.7, abaixo do esperado de 15 e do anterior 17.2. Ainda assim, a média móvel de três meses saiu de -10.5 para 6.9 com a saída do mês de maio (-48.5) da base de conta. A composição do índice foi, no geral, negativa.
Destaca-se internamente a volta de new orders para território negativo (-1.7) e a queda em shipments de 18.5 para 6.7. Por outro lado, number of employees subiu de 0.4 para 2.4, enquanto average workweek voltou a deterior de -2.6 para -6.8.
Em termos de preços, prices received subiram acima de zero pela primeira vez desde março.
Nas expectativas, deterioração do índice gera de 38.4 para 34.3. Este nível ainda é bastante elevado. No entanto, expectativa de CAPEX caiu de 9.1 para 6. Já as expectativas sobre número de empregados caíram de 21.1 para 15.5.
Em suma, a composição do índice presente foi fraca e as expectativas seis meses à frente arrefeceram, apesar de permanecerem, no geral, em patamar elevado. O arrefecimento do índice corrente e das expectativas parece relacionado a manutenção dos índices elevados de contaminação nos EUA (impactando, por exemplo, new orders) como também com a incerteza derivada da perspectiva de fim dos estímulos fiscais.
Felipe Sichel
Estrategista do banco digital modalmais
Fonte: https://www.modalmais.com.br/blog