Comentários:
O índice de confiança do consumidor medido pelo Conference Board teve leitura abaixo do esperado pelo mercado em 86.6 (esperado: 87; anterior: 86.9 revisado para 85.7). A composição mostra avanço pelas expectativas de 94.3 para 96.9, enquanto condições correntes deterioraram de 73 para 71.1.
Para o avanço na parte das expectativas, o comunicado cita explicitamente otimismo de curto prazo ante a reabertura de economia. No entanto, o consumidor americano mantém evidentemente preocupação com sua situação financeira.
As expectativas de inflação se fortaleceram pelo segundo mês consecutivo, saindo de 5.4 para 6.2. Como notado no comunicado, esta evolução poderia levar a percepção de menor poder de compra ao longo do tempo.
Finalmente, destaca-se do comunicado também a perspectiva de recuperação difusa da economia, enquanto receio sobre uma possível segunda onda de contaminação do COVID19 manterá algum grau de incerteza sobre a confiança ao longo do tempo.
O labor differential (que mede Jobs plentiful – Jobs hard to get) mostra uma leve melhora comparado ao mês passado, saindo de -15.7 para -10.4. Esta evolução foi puxada por uma queda em hard to get, que saiu de 34.5 para 27.8. A melhora compensou a leve queda de 1.4 pontos de Jobs plentiful (de 18.8 para 17.4) e, de resto, foi compensada por not so plentiful que cresceu de 46.7 para 54.8. Ou seja, o mercado de trabalho ainda mostra quadro extremamente delicado.
Note-se também uma leve melhora nas expectativas de compra de automóveis e itens domésticos grandes, ainda que o patamar fique (obviamente) aquém do registrado no começo do ano.
A reabertura da economia e a retomada do mercado acionário deveriam permitir uma leve melhora na confiança do consumidor ao longo do tempo. Evidentemente, esta perspectiva está associada a uma contensão nas falências empresariais e estabilização do mercado de trabalho (que deve ocorrer ao longo dos próximos dois meses), bem como a não ocorrência de uma possível segunda onda de contaminação da pandemia.

Felipe Sichel
Estrategista do banco digital modalmais
Fonte: https://www.modalmais.com.br/blog

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.