Bottom line:

  • O Empire Manufacturing de dezembro decepcionou as expectativas e registrou 4.9 no mês (esperado: 6.3; anterior: 6.3).
  • A composição do índice foi mista, com alguma melhora nos indicadores de mercado de trabalho.
  • O índice mostra desaceleração da atividade industrial na região do NY FED ao longo de dezembro. Isto se encaixa dentro de nosso cenário de perda de dinamismo da economia americana ao final do quarto trimestre.

Comentário:

O Empire Manufacturing de dezembro decepcionou as expectativas e registrou 4.9 no mês (esperado: 6.3; anterior: 6.3). A composição do índice foi mista, com alguma melhora nos indicadores de mercado de trabalho.

Por dentro do índice, destaque para a queda de new orders, que registrou o menor nível dos últimos quatro meses. Por outro lado, shipments avançaram após a queda registrada no mês passado.

Em termos de mercado de trabalho, number of employees avançou de forma positiva para o maior nível desde 2018 em melhora contínua desde o pior momento da crise. Já average employee workweek ficou inalterado vis-a-vis o mês passado.

Prices paid tiveram novo avanço neste mês, registrando a primeira leitura acima de 30 e o maior nível desde 2019. O comunicado faz referência ao maior crescimento desta abertura dos últimos dois anos.

Em termos de projeção a frente, vemos avanço nas expectativas seis meses a frente, mas com uma composição pior, haja vista queda nos indicadores de mercado de trabalho e new orders.

Em suma, o índice mostra desaceleração da atividade industrial na região do NY FED ao longo de dezembro. Isto se encaixa dentro de nosso cenário de perda de dinamismo da economia americana ao final do quarto trimestre. Vale mencionar que o dado contempla pesquisa na primeira semana de dezembro. Ou seja, já incorpora a deterioração na situação da pandemia.

Felipe Sichel
Estrategista do banco digital modalmais
Fonte: https://www.modalmais.com.br/blog

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.