Payroll | Macro Research

Bottom line:

  • O Payroll de outubro teve leitura mais forte do que o esperado pelo mercado, com geração de 638k vagas (expectativa: 580k; anterior: 661k revisto para 672k).
  • Como na leitura anterior, grande parte da surpresa foi explicada por criação de vagas no setor privado que gerou 908k vagas ante expectativa de 680k.
  • Ainda temos um amplo caminho a recorrer em direção aos indicadores que prevaleciam antes da pandemia (em nível de payroll, estamos -6.6% abaixo do que prevalecia em fevereiro) e a expectativa central permanece de arrefecimento do ritmo de recuperação (dentro da nossa perspectiva de uma retomada com diversos percalços na falta de solução para a questão de saúde), mas há de se reconhecer que o arrefecimento foi menor do que o esperado.

Comentários:

O Payroll de outubro teve leitura mais forte do que o esperado pelo mercado, com geração de 638k vagas (expectativa: 580k; anterior: 661k revisto para 672k). Como na leitura anterior, grande parte da surpresa foi explicada por criação de vagas no setor privado que gerou 908k vagas ante expectativa de 680k.

Outras indicações do mercado de trabalho também foram positivas no mês, com a taxa de desemprego caindo mais do que esperado para 6.9% (esperado: 7.6%), impressionantes 1% da leitura anterior. Ao mesmo tempo, a taxa de participação subiu para 61.7%. O average weekly hours registrou 34.8, mantendo leitura maior do que na ultima década.

Destaca-se por dentro do número que leisure voltou a contribuir positivamente, cenário que pode ser questionado a frente caso haja reimposição de isolamento social ou aumento da incerteza por conta da pandemia. Ao mesmo tempo, desempregados por mais de 27 semanas seguem em aceleração.

Os indicadores mostram manutenção do ritmo positivo de recuperação no mercado de trabalho, apesar de alguns detalhes mais fracos. Evidentemente a reaceleração da pandemia gera desconforto em relação as projeções, mas os receios em relação a essa leitura não se materializaram.

Ainda temos um amplo caminho a recorrer em direção aos indicadores que prevaleciam antes da pandemia (em nível de payroll, estamos -6.6% abaixo do que prevalecia em fevereiro) e a expectativa central permanece de arrefecimento do ritmo de recuperação (dentro da nossa perspectiva de uma retomada com diversos percalços na falta de solução para a questão de saúde).

A do FED intenção de provocar um ovreshoot deliberado na inflação realizada deve levar a manutenção da política como atualmente implementada (somando-se que o FED não deseja ser causador de aperto das condições financeiras), mesmo com as recentes surpresas nas projeções de Payroll e taxa de desemprego.

Felipe Sichel
Estrategista do banco digital modalmais
Fonte: https://www.modalmais.com.br/blog

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.