Os dados de crédito referentes a dezembro apresentaram bom desempenho e continuam em sua trajetória de sólida e saudável expansão.

O destaque dessa divulgação ficou por conta do segmento PJ, que apresentou uma aceleração na margem no ritmo de concessões e viu sua taxa de inadimplência ceder, e assim continuando a renovar sua mínima histórica.

Nas taxas de juros, também é positivo a queda mais forte observada tanto no segmento PF quanto PJ.

Em resumo, os dados de crédito continuam positivos e, junto com a retomada do mercado de trabalho, será o grande motor do crescimento do PIB em 2020.

EUA: Conference Board Consumer Confidence (janeiro)

A confiança do consumidor medido pelo Conference Board veio melhor do que o esperado no headline e nas subdivisões de condições correntes e expectativas.

  • Consumer Confidence:131.6 (esperado: 128; anterior: 126.5)
  • Expectations: 102.5 (anterior: 97.4)
  • Present Situation: 175.3 (anterior: 170)

Com esta leitura, o índice marca quatro meses consecutivos de melhora, com a MM3M mostrando avanço enquanto as médias de seis e doze meses parecem relativamente estáveis.

A parte de expectativas mostra comportamento mais errático, mas está no maior patamar dos últimos cinco meses, enquanto situação corrente marca a segunda melhor leitura deste ciclo. Ainda assim, as MMs de condições correntes apontam para relativa estabilidade.

Nos indicadores de mercado de trabalho, percebe-se a manutenção do avanço de jobs hard to get. Ainda assim, outros indicadores de mercado de trabalho mostram estabilidade na margem.

Felipe Sichel
Estrategista do banco digital modalmais
Fonte: https://www.modalmais.com.br/blog

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte