A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai participar da reunião da Rede de Sistemas Públicos de Abastecimento e Comercialização na América Latina e no Caribe (Rede SPAA), instituição internacional coordenada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), de 10 a 14 de julho, em El Salvador.

A Rede SPAA visa promover o intercâmbio de experiências para estabelecer estratégias de ação e projetos de cooperação técnica entre as instituições públicas de comercialização e abastecimento de alimentos dos países participantes. Participam da Rede SPAA, além do Brasil, Costa Rica, Cuba, Chile, El Salvador, Guatemala, República Dominicana, Paraguai, São Vicente e Granadinas, Venezuela, Honduras, Bolívia, Panamá e México.

No encontro, a Conab estará representada pelo seu diretor-presidente, Edegar Pretto, acompanhado do chefe da Assessoria de Relações Internacionais, Marisson Marinho. Além de fazer um diagnóstico da Companhia nos últimos anos, o presidente da Conab vai detalhar as ações que serão desenvolvidas com foco no combate à fome, em especial o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a retomada da formação de estoques públicos e a Política Nacional de Abastecimento Alimentar, em processo de discussão.

“A Conab não participava do encontro há quatro anos, mesmo sendo a maior empresa de abastecimento da América Latina. Estamos retomando a presença e as missões internacionais da Conab, seguindo a orientação do Governo Federal, que está recuperando o protagonismo mundial do Brasil. O encontro da Rede será um espaço importante para mostrarmos as ações de enfrentamento da fome no Brasil e ouvirmos o que nossos vizinhos vêm fazendo nesse sentido”, afirma Pretto.

Outro tema a ser abordado na apresentação da Conab será o Plano Safra 2023/2024, tanto para a agricultura empresarial como para a familiar. Nos dois casos, além de um investimento recorde, destaca-se a preocupação com a agricultura sustentável. Durante o evento, Pretto deverá ter encontros bilaterais para encaminhamento de futuros entendimentos de cooperação técnica com países vizinhos.

Na reunião serão apresentadas as experiências dos países-membros da Rede SPAA para enfrentar o cenário pós-pandemia e os impactos da guerra no Leste Europeu, com foco no abastecimento e na comercialização de alimentos, identificando as políticas públicas para manter o suprimento de comida, em especial às populações vulneráveis. Os representantes dos países-membros devem ainda debater a agenda regional e analisar possíveis entendimentos institucionais e bilaterais de cooperação técnica a serem implementados nos próximos anos. 

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/6344/6393/2256/6389
[email protected] 

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte