A Cozinha Solidária Pátria Livre, de Belo Horizonte, vai receber, nesta sexta-feira, um lote de produtos da agricultura familiar no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), executado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). No sábado (11), a entrega será em Uberlândia, com a participação do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e do superintendente da Conab em Minas Gerais, Eduardo Dumont.

O projeto que contempla a Cozinha Solidária Pátria Livre é de R$ 299,7 mil, o que permite cerca de 6.000 atendimentos. Os produtos serão fornecidos por 20 agricultoras e agricultores da Cooperativa da Agricultura Camponesa da Região Metropolitana de Belo Horizonte, de Nova União (MG). A Cozinha atende cerca de 995 pessoas no bairro Santo André.

Em Uberlândia, a Cooperativa Camponesa da Reforma Agrária vai entregar os alimentos para sete entidades beneficiárias, incluindo creches, associações de moradores e cooperativa de reciclagem. São 19 agricultoras e agricultores que fornecem 20 produtos diferentes, como abóbora, milho verde, mandioca, rúcula, ovos de galinha, quiabo, couve, banana, alface, abacate, tomate e almeirão. O valor total do projeto é de R$ 283,8 mil para beneficiar 6.642 consumidores.

Após a entrega do PAA em Uberlândia, Teixeira vai visitar a Unidade Armazenadora da Conab, que tem a capacidade de estocar 124 mil toneladas de grãos.

O PAA é executado pela Conab com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). A aquisição de produtos da agricultura familiar, realizada pelo Governo Federal por meio do programa, é feita a partir de projetos aprovados. Na modalidade de Compra com Doação Simultânea (CDS), os alimentos são fornecidos pelos próprios agricultores a instituições socioassistenciais e cozinhas solidárias.

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
[email protected]

Publicidade

10 ações que contrariam o que muitos estão fazendo