A ideia de ganhar dinheiro com Long & Short surge a partir de uma observação que envolve a correlação entre dois ativos escolhidos. Esta correlação mede a força de interação linear entre esses dois ativos.
A instabilidade traz algumas operações interessantes que podem não se atrelar ao momento do mercado financeiro, seja ele favorável ou não. Portanto, se monta uma posição na ponta compradora e uma outra na ponta vendedora com diferentes ativos, com um objetivo de lucro na diferença da rentabilidade deles.
O ativo comprado (“Long”), é aquele que o investidor acredita que haverá uma maior valorização/menor desvalorização, por outro lado. Já o vendido (“Short”), assume uma expectativa de uma menor valorização /maior desvalorização.
Conforme minhas publicações em Recomendações IMA, nesta semana sugeri aos assinantes a escolha de “um par de ações” para iniciar uma operação de “Long & Short”. Você pode acompanhar tudo por aqui.
A operação de “Long & Short” traz sempre risco, mas com a correta análise pode ter pleno êxito. Portanto, o estabelecimento dos padrões será fundamental, uma vez que determinaremos os mecanismos para o início e o fim desta operação.
Linhas essenciais para entender como ganhar dinheiro com Long & Short
No gráfico da operação, aparecerão três linhas distintas que serão descritas a seguir.
- Uma linha central, que é a média móvel do ratio do par de ativos escolhidos.
- Duas outras linhas que funcionam como bandas, uma superior e outra inferior.
Elas indicam quanto a operação se distancia da média e são definidas por meio do cálculo do desvio padrão da linha central.
As bandas superior e inferior funcionam como uma linha de segurança para que a operação de “Long & Short”, visto que, elas mostram o quanto há de afastamento da média, a linha central, tanto para cima quanto para baixo. Assim, esses padrões irão determinar quando a operação “Long & Short” deverá ser iniciada e quando deverá ser revertida, ou seja, “inverter a mão”, ou melhor, quando o ativo que era long passa a ser short e vice-versa.