Na carteira de dividendos de fevereiro, uma das ações recomendadas pela Guide Investimentos é de uma empresa que já passou por muitas polêmicas no mês. Dessa forma, nós do Acionista trazemos para você a tese de investimento na companhia.

IRB Brasil (IRBR3)

Instituto de Resseguros do Brasil (razão social IRB-Brasil Re.) é uma empresa que atua no mercado de resseguros.

Criado em 1939 por Getúlio Vargas, o IRB tinha o objetivo de concentrar nas empresas nacionais o resseguro do país, através da própria empresa e de sua política de retrocessão, em que a maior parte do risco era repartido entre as seguradoras nacionais.

Guide sustenta a tese

Sustentamos nossa recomendação, em função: (i) da sólida estrutura acionária; (ii) posição dominante no mercado de resseguros brasileiros; (iii) forte desempenho no mercado de seguros nos últimos anos; e (iv) níveis confortáveis de liquidez.

Os números segundo Guide

O IRB Brasil tem apresentado números robustos, corroborando com nossa visão positiva para a empresa. Dentre eles: (i) aceleração mais forte dos prêmios, tanto no Brasil como no Exterior (algo que sinaliza ganhos de market share, e efetivação de novos contratos, além da ampliação de participação em contratos existentes); (ii) melhora significativa do índice combinado, evidenciando o bom controle de custos, sinistros e retrocessões; e (iii) índice de sinistralidade em patamares confortáveis, sinalizando a eficiente gestão de riscos e boa precificação de prêmios. Assim, o retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) também tem surpreendido e atingiu 39% no 2T19.

As perspectivas para o futuro

Olhando para frente, mesmo com um cenário de taxa Selic mais baixa, acreditamos que a IRB venha a apresentar um desempenho operacional acima de seus pares, compensando a menor receita financeira esperada. Portanto, ainda vemos um cenário positivo para IRBR3, diante: (1) expectativa de aumento do subsídio do governo federal para agricultores brasileiros no seguro rural; (2) processos de privatização em aeroportos, rodovias, ferrovias e portos e possíveis contratações de planos de seguros e resseguros mais robustos que os players estatais;(3) parceiros para o negócio de bancassurance; (4) parcerias com bancos digitais e com grandes seguradoras e resseguradoras globais.

Por fim, ainda ressaltamos alguns desinvestimentos que podem propiciar ganhos adicionais à IRB. A Companhia possui ainda diversas participações em shoppings centers, que foram adquiridas ao longo do tempo. Esses ativos, considerados “não estratégicos”, podem ser vendidos em algum momento, proporcionando ganhos relevantes para o IRB.

Fonte: Guide Investimentos

Não perca seu tempo indo de carteira em carteira. Aqui no Acionista temos tudo em um só lugar para facilitar seus investimentos.

ASSINE AS CARTEIRAS RECOMENDADAS

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte