Num dia onde o mercado reavalia os riscos fiscais devido as indefinições sobre questões relevantes de curto e médio prazo (Imposto de Renda, Auxílio Brasil, Teto de Gastos, Dólar, etc…), um dos principais sinais de descontentamento é verificado na curva de juros brasileira.

CURVA DE JUROS DISPARA COM RISCO FISCAL E AUMENTAM APOSTAS POR ALTA DE 125 PONTOS. – NECTON | COMENTÁRIO ANDRÉ PERFEITO

No gráfico abaixo temos a curva ás 12:53. Em laranja o dia de hoje, em verde ontem, em azul um mês atrás e em vermelho em outubro de 2019, no primeiro ano do presidente Jair Bolsonaro.

Mercado reavalia os riscos fiscais

O salto na curva de juros e seu nível de inclinação mostram o tamanho dos desafios que o Brasil vive onde o mercado desconta à taxas elevadas o tempo. Isto sinaliza que a atividade deve continuar sofrendo nos próximos meses uma vez que o crédito deve sofrer na ponta final os ruídos derivados da uma renda fraca e de um custo (SELIC) mais elevado.

Implicitamente na curva o mercado precifica 120 pontos base de alta na próxima reunião, cenário este que não concordamos. o BCB deve manter o ritmo atual de alta de 100 pontos levando a SELIC a 8,25 este ano e à 9,50 já no início do ano que vem.

Publicidade

SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.


PARE DE SE CADASTRAR EM CADA CANTO

A transparência para as suas decisões de investimentos.

Encontre relatórios de instituições concorrentes, compare entre as sugestões e deixe de ter que se cadastrar em cada canto da internet para receber suas notificações preferidas.

Conheça o Clube Acionista, a plataforma que reúne recomendações de mais de 60 especialistas de mercado em um só lugar. A facilidade de não precisar sair procurando por boa informação em diferentes canais.

O CADASTRO É TOTALMENTE GRATUITO. APROVEITE!

Publicidade

Black Friday:
50% OFF nos combos

Corra e aproveite antes que acabe!