Enquanto a vizinha Argentina pena com inflação estratosférica, juros anuais batendo 100%, falta de dinheiro, desemprego, medidas do governo ineficazes e população quase à míngua, o Mercado Livre (MELI34) que surgiu no país hermano é sucesso. E como dissemos lá em janeiro, a gigante do e-commerce só perde para o craque Messi. Certo, assim como o melhor do mundo do futebol, o MELI34 fez um golaço no 1T23.
Mercado Livre (MELI34)
O Mercado Livre apresentou números operacionais sólidos no com EBITDA e LPA acima das estimativas. O GMV ( indica um valor monetário total de vendas para produtos vendidos por meio de um determinado mercado durante um determinado período de tempo) cresceu 23% a/a para US$ 9,4 bilhões (11% acima do esperado; +43% em base neutra em relação ao câmbio), enquanto o TPV (indicador para mensurar o volume total de dinheiro transacionado por um meio de pagamento) aumentou 46% a/a e subiu 96% em uma taxa de câmbio neutra.
Conforme a análise do BTG, é o principal call estrutural para os próximos anos, apesar de um valuation mais caro Take rates mais altos no comércio eletrônico (novamente um destaque positivo) e lucratividade, “além do desempenho superior da MELI em seus principais mercados em comparação com seus pares de comércio eletrônico, reforçam seu modelo de negócios resiliente, uma tendência que esperamos que persista”.