A maior empresa de e-commerce da América Latina também transita com maestria pelas carteiras ESG de casas de análise e corretoras. O Mercado Livre (MELI34) tem como estratégia enraizada de ESG a missão de democratizar o comércio e os serviços financeiros, utilizando a tecnologia para criar um cenário de competitividade semelhante para grandes corporações, pequenas empresas e empreendedores individuais.
ESG
A empresa possui estratégias dedicadas para os pilares ambiental, social e de governança, abrangendo embalagens e materiais sustentáveis através do programa Regenerate America, mobilidade sustentável, desenvolvimento de negócios para PMEs e empreendedores, inclusão financeira, iniciativas de cibersegurança, privacidade e certificações.
Números
Algumas ações notáveis do MELI em 2022 incluem o crescimento de 45% em sua frota de veículos elétricos, totalizando 797 veículos elétricos e o estabelecimento de mais de 200 estações de carregamento. A empresa também opera 132 caminhões utilizando biogás e gás natural, resultando em uma redução de 15% nas emissões por pedido entregue. Além disso, o MELI está ativamente envolvido na restauração de 6.000 hectares de terra e no apoio a mais de 90.000 empresas em 2022, em comparação com 55.000 no ano anterior.
Como foi o 4T23 do Mercado Livre
O Mercado Livre (MELI34) registrou um lucro líquido de US$ 165 milhões no quarto trimestre de 2023 (4T23). Segundo a Genial Investimentos, a companhia reportou uma boa tendência de crescimento, tanto no e-commerce, quanto na fintech, mas os resultados vieram abaixo do consenso de mercado.
Vale a pena investir em MELI34?
A empresa está entre as mais recomendadas, conforme publicou o Acionista semana passada. Para os analistas do BTG Pactual, o MELI é um vencedor nos segmentos de comércio eletrônico e pagamentos na América Latina. A preços atuais, negociado a 1,3x EV/GMV 2024 (4,0x EV/Vendas e 48x P/L).
“Assim, embora ainda sejamos conservadores na exposição ao comércio eletrônico no curto prazo (setorialmente), graças ao valor de seu ecossistema, vemos o MELI à frente na liderança nesse aspecto (CAGR de 26% em USD em 4 anos), com take rates e rentabilidade melhorando, reforçando a empresa como nossa principal escolha no setor de consumo”, justificam.
“Os números do trimestre foram impactados por despesas não recorrentes. Dado esse efeito, o resultado operacional e o lucro do período vieram abaixo de nossas expectativas e também abaixo do consenso”, diz a Genial, que recomenda compra com preço-alvo de R$ 87,00.