Conforme nossa cobertura no Clube Acionista, os analistas seguem reforçando em seus relatórios a importância do mercado internacional para o desempenhos das carteiras locais. Entre os destaques, China e EUA estão em evidência com forte influência nos desempenhos dos ativos brasileiros.

A China segue entregando números fracos de sua economia, e isso vem impulsionando mais anúncios de estímulo pelo governo, no mercado imobiliário, compulsório, mercado de ações, entre outros. No entanto, ainda se viu reações muito positivas das commodities. 

“No caso do petróleo, a crise com os Houtis, grupo extremista do Yemen, continua trazendo volatilidade para o mercado com temores de uma escalada na região envolvendo o Iran’, comentam os analistas da Ativa.

Mercado internacional muito atento para os juros dos EUA

Houve uma valorização do dólar e alta das taxas de juros nos Estados Unidos, o que favoreceu o desempenho de ativos ligados às economias desenvolvidas, especialmente dos EUA, destaca o relatório da Genial. Logo, os ativos de países emergentes, commodities e os mercados na China e na bolsa brasileira enfrentaram um período de intensa realização de lucros.

“Esse cenário reflete uma postura mais cética dos investidores em relação à condução da política monetária nos EUA. O mercado, atualmente, antecipa uma economia americana mais resiliente, que não apresenta espaço, no curto prazo, para um afrouxamento da política monetária. Essa expectativa tem influenciado diretamente o comportamento dos investidores, gerando um movimento de reavaliação de riscos e oportunidades, principalmente em ativos de mercados considerados mais voláteis ou sensíveis às mudanças na política monetária americana.”

Quer saber o que dizem os analistas sobre onde investir neste ano? No Clube Acionista você fica por dentro das principais recomendações e a opinião do consenso do mercado. Veja agora por aqui.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte