Nos últimos anos, o mercado de wellness experimentou um crescimento sem precedentes, impulsionado pela conscientização sobre a importância da saúde física e mental das pessoas. Entre os anos de 2020 e 2022, houve um movimento deste mercado mundialmente de cerca de USD 5,6 trilhões, segundo estudo do Global Wellness Institute (GWI), o que representa um aumento de 12% em relação ao período anterior.
Com a maior busca por alternativas quando o assunto é equilíbrio e qualidade de vida, como a prática de exercícios físicos e uma alimentação mais saudável, só no Brasil, décimo segundo no ranking da categoria no mundo inteiro, as vendas de produtos e serviços atingiram USD 96 bilhões (quase R$ 500 bi), registrando alta de 18%. Esse boom reflete mudança significativa nos hábitos de consumo e nas prioridades das pessoas ao redor do mundo.
Segmento está em franco crescimento; só no Brasil as vendas de produtos e serviços alcançaram quase 500 bilhões de reais
Carla Moussalli
O papel da pandemia de COVID-19 neste novo mercado
Não podemos deixar de falar – tampouco esquecer – que a pandemia de COVID-19 teve papel importante nesse crescimento – afinal, foram anos em que a saúde e o bem-estar tiveram grande destaque e preocupação. Durante aqueles meses de isolamento, muitas pessoas buscaram alternativas para se manter saudáveis e mentalmente equilibradas, o que resultou no aumento da demanda por produtos e serviços desse setor. Além disso, a adaptação rápida das empresas do setor com a nova realidade, oferecendo uma variedade de opções online e domiciliares, também foi fator decisivo para sustentar esse crescimento mesmo em tempos de crise.
Nesse tocante ainda, o aumento na renda disponível e a mudança demográfica com o envelhecimento da população também impulsionaram a busca por qualidade de vida e uma longevidade mais saudável. Esse cenário é mais evidente em mercados como os Estados Unidos, onde o setor de mental wellness, por exemplo, cresceu a uma taxa anual de 10,3%. Tal tendência global indica que o bem-estar não é mais visto como um item de luxo, mas sim como uma necessidade fundamental.
Com tantos números positivos, podemos afirmar que o futuro desse mercado é, realmente, promissor. Relatórios apontam que o setor deve crescer 57% até 2027, com um faturamento que deve chegar a R$ 41,7 trilhões. Tamanho avanço será alimentado por inovações tecnológicas, personalização de serviços e uma abordagem cada vez mais integrada da saúde, que considera o bem-estar físico, mental e emocional como um todo.
Desse modo, as empresas que souberem se adaptar a estas novas demandas e oferecer soluções holísticas e acessíveis estarão na vanguarda desta revolução. É um momento empolgante para consumidores e empreendedores, com inúmeras oportunidades para melhorar a qualidade de vida globalmente.
Por: Carla Moussalli, co-fundadora da Plenapausa, uma empresa que visa levar informação, cuidado e tratamento para mulheres 40+, a partir da menopausa.
Conheça a Rio Bravo Investimentos
Aqui na Rio Bravo você pode ter acesso os mais variados conteúdos e serviços disponíveis. Acesse a Órbita e fique por dentro dos nossos conteúdos! Além disso, você pode conhecer e acompanhar os nossos principais produtos, em dados e análises, informe de rendimentos entre outros assuntos voltados para investimentos e finanças. Entre em contato!
O post Mercado de wellness: um novo horizonte de oportunidades apareceu primeiro em Rio Bravo Investimentos.