Mercado de soja segue repercutindo redução de 5% da área plantada nos EUA

Os contratos negociados com soja em Chicago (CBOT) chegam no intervalo na manhã dessa quinta-feira, 06/07, com queda ente 3 e 5 cents nos principais vencimentos, a U$14,65/agosto. O mercado segue repercutindo a redução de cerca de 5% na área plantada nos EUA, no comparativo com o ano passado, conforme atestado pelo USDA no final da semana passada. Ontem, o fechamento ficou estável.

De acordo com o analista de mercado Camilo Motter, da Corretora Granoeste de Cascavel/PR com a redução de área, a produção norte-americana sofrerá um corte expressivo, de algo entre 5,0MT/6,0MT, no relatório de oferta e demanda de julho, que será apresentado pelo USDA na próxima quarta-feira.

Além disso, os preços estarão ainda mais sensíveis em relação ao comportamento climático. De qualquer maneira, contando com as duas variáveis (irregularidades climáticas e corte na área semeada), os preços subiram cerca de U$ 2,00 por bushel desde fins de maio.

Em contrapartida, os prêmios nos portos brasileiros podaram boa parte dos ganhos em Chicago quando da conversão para preços domésticos. Os prêmios spot nos principais portos brasileiros, que chegaram a ser negociados a negativos 30/40 na virada de maio para junho, aprofundaram as perdas. São negociados na faixa de menos 190/150.

Publicidade

Já pensou que investir sem um preço-alvo é como dirigir sem um destino?