O mercado à vista é um dos tipo de mercado que você encontrará na Bolsa de Valores. Nele são efetuadas a compra e a venda das ações e dos títulos emitidos pelas empresas com liquidação em curtos períodos de tempo. Atualmente, a liquidação na B3 (bolsa de valores do brasil) ocorre em dois dias úteis.
Para entender um pouco mais sobre onde encontrar bons investimentos altamente recomendados, veja por aqui.
Mercado à vista na Bolsa
As negociações de ações no mercado à vista ocorrem através de lotes de ações, que são quantidades determinadas, podendo ser negociadas unitariamente ou em lote padrão de cem, mil ou até mais ações. A existência deste modelo é para facilitar o processo de negociação, no entanto, se você desejar, poderá usar uma quantidade particular pelo mercado fracionário (utilizando a letra “F” ao lado do código oficial).
Como comprar a mesma ação em lote ou em mercado fracionário? Veja abaixo:
Exemplo para comprar ações em lote (100 ações ou mais):
Empresa: Petrobras
Código: PETR4
Exemplo para comprar unitariamente no mercado fracionário (de 1 a 99 ações):
Empresa: Petrobras
Código: PETR4F
Por dentro do processo:
A negociação no mercado à vista pode ser observada através do tempo de cada etapa do processo de negociação. É comum a adoção do termo “D+0” para a data de realização do pregão eletrônico em que houve a negociação de compra ou venda. Na data “D+2”, isto é, dois dias após a negociação, a corretora intermediadora do processo de venda das ações entrega os títulos pelo sistema eletrônico, recebendo em troca um crédito correspondente ao valor dessa operação. Por outro lado, a corretora compradora recebe as ações nessa mesma data. Neste fluxo, há um débito em conta correspondente ao valor das ações.
Liquidação física e financeira
A liquidação física ocorre quando há transferência dos títulos negociados, enquanto a liquidação financeira é o termo adotado para a transferência de dinheiro.
Na hora de investir, lembre-se que o ganho líquido da operação é a diferença entre o valor de venda de algum ativo e o seu custo de aquisição.
Veja outros conceitos importantes em nosso glossário! Confira por aqui.