Quando a economia enfraquece, alguns ativos são melhores investimentos do que outros. Geralmente marcado pela combinação de dados econômicos e seus reflexos no dia a dia.

Já no mercado financeiro a curva de juros invertida (títulos de renda fixa de curto prazo rendendo mais que títulos de longo prazo) antecipa o movimento. No qual sinaliza um período de recessão ou de fraqueza econômica no futuro.

Esses movimentos fazem parte dos ciclos da economia, com momentos de força e seguidos de contrações. Historicamente, as recessões são definidas com pelo menos dois trimestres consecutivos de declínio do crescimento do produto interno bruto.

Os melhores investimentos no contexto histórico

O momento ou a gravidade do impacto é impossível de prever. Além disso, muitas vezes só é claro que ocorreu depois do fato, ou depois do mercado já ter começado a reagir a um crescimento econômico mais lento.

Dessa forma, conforme o consenso de mercado, títulos de renda fixa pré fixados são os primeiros no movimento a entregar bons retornos. Já na sequência estão as grandes empresas, bem como, aqueles ativos que pagadores de dividendos.

Quer ficar por dentro de todas as recomendações de investimentos? Assine o Clube Acionista e veja como nossa cobertura pode impactar o seu bolso!

Publicidade