Publicidade
Publicidade

Alimentos – Brasil suspende exportação de carne à China por casos de vaca louca

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

O Ministério da Agricultura suspendeu temporariamente as exportações de carne bovina para a China, atendendo o protocolo sanitário entre os dois países. Foram detectados dois casos “atípicos” da doença conhecida como o “mal da vaca louca”, um em Nova Canaã do Norte (MT) e o outro em Belo Horizonte (MG).

• De acordo com a nota do ministério, “os dois casos de EEB (Encefalopatia Espongiforme Bovina) atípica foram detectados durante a inspeção ante-mortem. Trata-se de vacas de descarte que apresentavam idade avançada e estavam em decúbito nos currais”. A EEB atípica ocorre de forma espontânea e esporádica e não está relacionada à ingestão de alimentos contaminados. O Brasil nunca teve um caso de doença “clássica” da vaca louca;

• Não há risco para os humanos e o Brasil continua a ser considerado com “risco insignificante para a doença, não justificando qualquer impacto no comércio de animais e seus produtos e subprodutos”;

Publicidade



• A medida vai durar até que as autoridades chinesas concluam a avaliação das informações já repassadas sobre os casos. Em 2019, quando o país registrou o caso atípico anterior a esse, as vendas à China ficaram suspensas por 13 dias. O Brasil nunca teve um caso de doença “clássica” da vaca louca.

O Brasil é o maior exportador mundial de carne bovina e a China nosso maior mercado. A suspensão temporária de exportação de carne para a China coloca na berlinda produtores brasileiros, dentre eles a JBS (JBSS3), Marfrig (MRFG3) e Minerva (BEEF3) que seguem protocolos sanitários bilaterais e adequados e cujo impacto, “se houver”, será limitado. Lembrando ainda que essas companhias podem utilizar suas estruturas de produção e exportação localizadas em outros países, sem sofrer qualquer interrupção no fornecimento.

Planner

Planner

A Planner tem o compromisso de transformar oportunidades do mercado financeiro em resultados que adicionam valor ao patrimônio de pessoas e empresas. Conheça mais sobre os conteúdos da corretora em www.planner.com.br/conteudo/educacional

Você pode se interessar por

Acionista consome. Acionista investe.

Você como Acionista, consome da
empresa que investe?

Receba notícias pelo Telegram

Publicidade

Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.