Na análise técnica do mercado financeiro, as médias móveis são indicadores usados para suavizar os dados de preços de um ativo financeiro e identificar tendências. Calculados pela média dos preços de um ativo em um determinado período de tempo. Assim, atualizados continuamente à medida que novos preços se tornam disponíveis.
Dois tipos principais de Médias Móveis
Média Móvel Simples (MMS ou SMA – Simple Moving Average):
Calculada pela soma dos preços de fechamento de um ativo em um determinado período e, em seguida, dividida por número de períodos. Por exemplo, para calcular o MMS de 50 dias de uma ação, você somaria os preços de fechamento dos últimos 50 dias e dividiria por 50.
Média Móvel Exponencial (MME ou EMA – Exponential Moving Average):
A MME é semelhante ao MMS, mas dá mais peso aos preços mais recentes. Dessa forma, tornando mais responsivo às mudanças recentes nos preços. A fórmula do MME leva em consideração o MME anterior e o preço mais recente.
Como funcionam as médias móveis
Usadas para várias finalidades na análise técnica, incluindo:
Identificação de Tendências, seja de alta (quando o MME está acima do MMS) ou tendências de baixa (quando o MME está abaixo do MMS). Sinais de Compra e Venda, geralmente quando ocorre cruzamentos entre MMS e MME. Frequentemente usados como sinais de compra (quando o MME cruza acima do MMS) ou venda (quando o MME cruza abaixo do MMS).
Suporte e Resistência. Ou seja, podendo servir como níveis de suporte (quando os preços tendem a subir após tocar no MMS) ou resistência (quando os preços tendem a cair após tocar no MMS).
Por fim, a confirmação de tendências. Podendo identificar se uma tendência atual está ganhando força ou enfraquecendo com base em sua especificação e relação relativa com os preços atuais.
Em resumo, trata-se de uma ferramenta versátil usadas por muitos traders e investidores para tomar decisões de compra e venda. Bem como para avaliar a direção e a força das tendências do mercado.
Gostou do conteúdo? Veja como aprimorar as suas habilidades como investidor em Entenda do Mercado, por aqui. E para conteúdos exclusivos que podem turbinar sua carteira, assine Clube Acionista. Experimente 07 dias grátis!