O 5º levantamento da Safra de Grãos 2021/22, divulgado nesta quinta-feira (10) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), aponta uma perda de 24% na produtividade da soja em Mato Grosso do Sul.  De acordo com a pesquisa da Companhia, a produção estadual total da oleaginosa está estimada atualmente em 9,7 milhões de toneladas, com uma produtividade de 46 sacas de 60 kg por hectare. 

A redução é provocada pela restrição hídrica associada a temperaturas elevadas que ocorreram a partir da segunda quinzena de dezembro na porção centro-sul do estado. A estiagem aconteceu no período em que a grande maioria das lavouras entrou em estádio reprodutivo, fase em que as plantas tornam-se mais sensíveis às intempéries. 

O impacto produtivo só não foi maior porque o comportamento climático na região centro-norte obteve um ótimo desempenho no mesmo período, mantendo expectativas de altas produtividades para esta porção que corresponde a aproximadamente 30% da área em produção de soja no estado.

Ciclo antecipado – Além das perdas produtivas, as condições climáticas adversas também provocaram a antecipação do ciclo das lavouras. Conforme o acompanhamento do Progresso da Safra divulgado semanalmente no site da Conab, até 05 de fevereiro haviam sido colhidos 7% da soja cultivada no estado.

Para mais informações sobre a safra de soja e outros produtos cultivados em Mato Grosso do Sul e em todo o Brasil, acesse a íntegra do boletim do 5º Levantamento da Safra de Grãos 2021/22.

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/6344/6393/2256/6364/6389
[email protected]

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte