Nesta semana, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), iniciou uma operação de distribuição de 184 toneladas de polvilho e 127 toneladas de farinha de mandioca para povos indígenas do estado de Mato Grosso. Também participam da ação o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Foram aplicados cerca de R$ 4,5 milhões nas aquisições, e estima-se que mais de 3.600 famílias indígenas serão beneficiadas. O objetivo é apoiar as populações do Xingu que enfrentam uma severa crise alimentar, agravada pelas mudanças climáticas, que comprometeram significativamente suas plantações. A escolha dos alimentos levou em conta as necessidades nutricionais específicas dessas comunidades e seus costumes alimentares.

Os alimentos foram adquiridos pelas superintendências regionais da Conab de Goiás, Pará e Alagoas e cooperativas de agricultores familiares que participam do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). As cooperativas cumprem um cronograma de entregas neste mês de outubro nos municípios de Canarana, Gaúcha do Norte, Querência, São José do Xingu e Marcelândia, em Mato Grosso. O município de Feliz Natal também será beneficiado, num segundo momento, pelas entregas feitas diretamente pela Conab e Funai.

A logística de entrega dos municípios até as terras indígenas será coordenada pela Funai, com apoio das superintendências regionais da Conab em Mato Grosso e Goiás, que cederam dois caminhões e duas caminhonetes, com motoristas e guias para as entregas. A previsão é que toda a operação seja concluída até o início de novembro.

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
[email protected]

Publicidade

Essas ações extremamente baratas podem mudar seu 2025!