Ampliar nosso mindset sobre a maternidade, como forma de enxergar o mundo, é uma maneira de agregarmos valores a algo tão maravilhoso quanto ela. A dica desta semana parte do trabalho da Maternidade nas Empresas, uma organização que parte da ampliação do olhar da maternidade para além das questões biológicas, que considera que “maternidade é mindset para mulheres, homens e negócios. “Mesmo quem não é mãe pode enxergar o mundo sob a ótica do cuidado e da empatia, atributos que estão fortemente associados ao maternar.“
E para expandir ainda mais o nosso mindset em relação ao tema, dados ajudam a nos contextualizar. E encontrei este texto Muito mais do que uma mãozinha: como empresas podem apoiar as mulheres na maternidade? da Blend edu, start up que desenvolve experiência educacionais para promover empatia, diversidade e inclusão nas organizações, que cita que 3 em cada 7 mulheres sente medo de perder seu emprego se engravidar e 22% delas não conseguem voltar ao mercado após a chegada dos filhos. De acordo com uma pesquisa de Harvard sobre viés inconsciente, 76% dos participantes associam homem à carreira e mulheres ao cuidado com a família.
Vale a leitura como proposta para ampliarmos nosso mindset sobre a maternidade. Além das dicas de boas práticas empresariais para lidar, na prática, com o tema e para engajar as organizações e seus colaboradores nesta transformação.