Hoje trago um tema que entrou no portal no mês passado em um artigo da Economatica que gera intriga. E muitas vezes, até mesmo profissionais, tentam desafiar a lógica. O investimento pode ser feito de várias formas, desde o mais seguro e sem oscilações até aquele que embrulha o estomago, onde cada decisão de movimento pode levar a grandes ganhos ou perdas estrondosas. Entre as estratégias mais debatidas está o “market timing”.

A tentativa de antecipar os movimentos do mercado para obter lucros rápidos. Ou melhor, no processo de entrar ou sair de uma aplicação na tentativa de acertar o comportamento futuro. Mas será que essa tática é realmente eficaz?

O “market timing” pode até trazer ganhos no curto prazo, mas a longo prazo é uma aposta arriscada. Os mercados são imprevisíveis e altamente voláteis, tornando difícil prever com precisão os momentos de máximo ou mínimo de um ativo.

Ao analisar o histórico do Ibovespa, vemos que a probabilidade de sucesso no “timing” varia significativamente. Embora períodos mais longos apresente maior probabilidade de retornos positivos.

Exemplo de Market Timing com o Ibovespa

Conforme afirma Economatica, “se o investidor errasse em sua tentativa de market timing, perdendo os dias de maiores ganhos, o impacto negativo seria muito maior do que simplesmente manter-se investido continuamente, como ilustra o gráfico. Ignorando os 10 melhores dias de um total de 5900, a performance do índice cairia de 600% para 180% no período, sem ajuste pela inflação”.

Além disso, o custo de um “market timing” mal executado pode ser devastador.

O investimento em sua essência não deveria ser divertido, mas sim chato, monótono e rentável. Assim, você terá tempo para se preocupar com outras coisas importantes como por exemplo o seu trabalho, uma qualificação e os seus próprios objetivos de vida.

Portanto, seguir abordagens que mantenha o seu dinheiro investidor constantemente independentemente das flutuações do mercado, pode ser uma estratégia eficaz. Bem como, uma boa distribuição das aplicações com uma variedade de ativos e setores para mitigar os riscos e aumentar as chances de sucesso.

Para auxiliar os investidores na busca por oportunidades mais seguras e lucrativas, convido a explorar o Clube Acionista, um espaço exclusivo que oferece análises e insights para orientar suas decisões de investimento.

Gostou do conteúdo? Todos os domingos uma nova dica no Lounge para você que está nesta jornada dos investimentos. Para mais conteúdos específicos confira no Clube Acionista em Trilha do Investidor.