Com o objetivo de aprimorar os dados sobre a produção de soja em todo o território nacional, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está novamente em campo para concluir a segunda etapa do mapeamento da soja nos estados do Maranhão e Piauí. Neste ciclo, a operação inclui as lavouras maranhenses de Buriti, Brejo, Fortaleza dos Nogueiras, Mirador e Sucupira do Norte, além de visitas aos municípios de Uruçuí e Ribeiro Gonçalves, no Piauí.
A ação teve início nesta semana e deve seguir até o dia 19 de março. Durante a pesquisa, serão identificadas as lavouras de soja em espaço amostral definido por sorteio aleatório, seguido de metodologia específica. A atividade faz parte de projeto da Conab em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para o mapeamento da soja em todo o território nacional. A expectativa é realizar o mapeamento da safra 2021/22 desta cultura nas regiões produtoras do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (Matopiba).
A primeira etapa do trabalho ocorreu em janeiro, nos estados do Tocantins, Bahia e também em parte dos estados do Maranhão e Piauí.
As principais informações colhidas neste ciclo da região do Matopiba são o registro e a localização geográfica dos cultivos de soja, a identificação das culturas e as fases do seu desenvolvimento, entre outros, a fim de auxiliar e validar o mapeamento que será realizado posteriormente por imagens de satélite. A Conab já desenvolve o mapeamento de 98% da área total de produção do país, a partir de análises do sensoriamento remoto comprovadas por verificações presenciais.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
[email protected]