A produção de milho e soja no estado do Maranhão deverá crescer 3,7% e 5,5%, podendo chegar a 3 milhões de toneladas e 3,77 milhões de toneladas, respectivamente. As informações estão no 5° Levantamento da Safra de Grãos 2022/2023, divulgado nesta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O aumento de área plantada esperado para a soja no estado é de 3,4%, em relação à safra anterior, projetada em 1,1 milhão de hectares. A produtividade média prevista é de 3.392 kg/ha, o que resulta na produção estimada pela estatal. O aumento se deve pelas boas expectativas de rendimento dos grãos, além da expansão das áreas de plantio da oleaginosa.

Já a semeadura da primeira safra de milho alcançou cerca de 92% da área destinada para a cultura no Maranhão, conforme indica o Progresso de Safra publicado nesta semana pela estatal.  De acordo com o acompanhamento da Conab, as lavouras encontram-se em boas condições, em início de florescimento. A expectativa é que neste ciclo sejam colhidas aproximadamente 1,43 milhão de toneladas. Já a semeadura da segunda safra do cereal ocorrerá após a colheita da soja, nos meses de fevereiro e março de 2023. Segundo o levantamento, é esperado um aumento na área  da segunda safra do grão de 15,9%, em comparação à temporada anterior, podendo chegar a 306,3 mil hectares.

Mais informações sobre as culturas cultivadas no Maranhão e em outros estados brasileiros, podem ser obtidas no Boletim de Safra de Grãos, disponibilizado no site da Conab.

Mais informações para imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
[email protected]  

Publicidade

A análise dos

resultados trimestrais

ajuda a redefinir suas estratégias