Oito produtos estão na lista para receber o bônus do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) neste mês de maio. Sete permanecem do mês de abril, que são: açaí (AC), banana (PB e PE), cará/inhame (ES), castanha-de-caju (PB, PE, PI), juta/malva (AM), maracujá (SC) e uva (SC). Além destes, passam a receber o bônus também neste mês a manga (BA) e o maracujá (BA, CE, ES, GO, PE e SE). Os cálculos para a definição do benefício são feitos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com base no preço de garantia sobre o valor médio praticado no mercado.
Na bonificação deste mês, o abacaxi (AL) foi retirado da lista, graças à evolução dos preços locais do produto. Entre os itens definidos, a manga é o único que não constava na anterior, do mês de abril. A relação foi divulgada na sexta-feira (7) e está disponível no Diário Oficial da União (DOU).
No mês passado, houve uma queda na procura pela manga e pelo maracujá em função da adoção de medidas mais restritivas de combate ao coronavírus no Brasil, que causou a queda no preço destas culturas. Além disso, muitos estados encontram-se no pico da safra em relação ao maracujá. Isso explica a quantidade maior de estados que passaram a compor a lista de bonificação deste mês.
Com relação ao mercado da juta/malva no Amazonas (AM) os produtores estão enfrentando dificuldades. Além da fraca demanda, houve a necessidade de colheita precoce em razão da cheia do rio, o que prejudicou muito a qualidade da fibra. Os menores preços da uva em Santa Catarina (SC) também se devem à baixa qualidade da fruta entregue pelo produtor, com menor teor de açúcar.
Na PGPAF, são contemplados aqueles produtos cujos preços ficaram abaixo da média de mercado. O bônus dá direito a desconto nas parcelas de financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Nesta edição, o benefício entra em vigência a partir de hoje (10), com validade até 9 de junho.
Clique aqui e confira a lista completa do bônus publicada no Diário Oficial.
Mais informações para imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
[email protected]