Malala Yousafzai quase perdeu a vida por querer ir para a escola. Desde esse momento da sua história até hoje se passaram mais de uma década. A menina cresceu. Hoje com 23 anos, foi a pessoa mais jovem laureada com o Prêmio Nobel da Paz, em 2014, apenas um dos reconhecimentos que recebeu pela sua luta pelo direito das crianças e das mulheres à educação.

Ela nasceu no vale do Swat, no Paquistão, uma região de extraordinária beleza, cobiçada no passado por conquistadores como Gengis Khan e Alexandre, o Grande, e protegida pelos bravos guerreiros pashtuns – os povos das montanhas. Foi habitada por reis e rainhas, príncipes e princesas, como nos contos de fadas. Malala cresceu entre os corredores da escola de seu pai, Ziauddin Yousafzai, e era uma das primeiras alunas da classe.

Quando tinha dez anos viu sua cidade ser controlada por um grupo extremista chamado Talibã. Armados, eles vigiavam o vale noite e dia, e impuseram muitas regras. Proibiram a música e a dança, baniram as mulheres das ruas e determinaram que somente os meninos poderiam estudar. Mas Malala foi ensinada desde pequena a defender aquilo em que acreditava e lutou pelo direito de continuar estudando. Ela fez das palavras sua arma. Em 9 de outubro de 2012, quando voltava de ônibus da escola, sofreu um atentado a tiro. Poucos acreditaram que ela sobreviveria

E esse é apenas um episódio da sua história. Uma das maneiras com que sustenta essa missão é contando-a e compartilhando suas ideias escrevendo livros.

O mais recente é de 2019, Longe de Casa, no qual Malala conta sua trajetória, e a do seu povo, em momentos de migração, e dá voz a milhares de meninas refugiadas.

Em 2018, Malala e seu lápis mágico foi publicado para inspirar os pequeninos desde cedo. Neste livro ela conta sua história de maneira simples, lúdica e por meio de ilustrações belíssimas.

Em 2013, Malala lançou seu primeiro livro (edição brasileira): Eu sou Malala: A história da garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã.

Todas são obras belíssimas, emocionantes, mas, acima de tudo, suas leituras se fazem urgentes por cada um de nós!

Com Amazon.com.br .

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.