O Magazine Luiza reportou na noite de ontem os seus resultados referentes ao 4T20. Segundo Frederico Trajano, a empresa pretende se tornar o sistema operacional do varejo brasileiro, o que justifica a expectativa de investimentos em setores diversos, sempre focando no digital. Separamos abaixo os maiores destaques do release:

• No 4T20, as vendas totais, incluindo lojas físicas, e-commerce com estoque próprio (1P) e marketplace (3P) cresceram 66,1% para R$ 14,9 bilhões va. 4T19, reflexo do aumento de 120,7% no e-commerce total e de 15,7% nas lojas físicas (10,9% no conceito mesmas lojas). O excelente desempenho das vendas levou o Magalu a atingir, no 4T20; a maior participação de mercado para o trimestre desde a sua fundação, com uma expansão de 5,1 p.p. comparada com o 4T19, segundo a GFK;

• O e-commerce formal brasileiro no período cresceu 32,2%, segundo o E-bit. O Magalu cresceu muito mais que seus pares e consolidou a liderança no e-commerce formal. No período, as vendas do e-commerce avançaram expressivos 120,7% e representaram 63,8% das vendas totais. No e-commerce com estoque próprio (1P), as vendas evoluíram 119,8% e o marketplace contribuiu com R$ 2,6 bilhões, crescendo 122,9%. O forte ganho de marketshare foi impulsionado pela excelente performance do app, com 33 milhões de usuários ativos mensais. Também contribuíram a entrega mais rápida do varejo, a evolução do marketplace e o crescimento das novas categorias;

• Mesmo com a excelente performance das lojas físicas, o forte crescimento das vendas online refletiu em uma maior participação do e-commerce nas vendas totais — que passou de 48,0% no 4T19 para 63,8% no 4T20 – e, por consequência, a margem bruta ajustada diminuiu de 28,6% no 4T19 para 24,7% no 4T20;

• Com o forte crescimento de vendas, o percentual das despesas operacionais ajustadas em relação à receita líquida atingiu apenas 19,7% no 4T20, um dos menores patamares históricos. As despesas operacionais ajustadas diminuíram 1,4 p.p. em relação ao 4T19. Esse resultado reforça a importância da eficiência proporcionada pelo modelo de negócio multicanal do Magalu;

• No 4T20, o crescimento das vendas e a diluição das despesas operacionais foram fundamentais para a evolução do EBITDA ajustado; que atingiu R$ 523,8 milhões no 4T20. Por outro lado, os investimentos em nível de serviço impactaram a margem EBITDA ajustada que passou de 7,8% no 4T19 para 5,2% no 4T20. O lucro líquido atingiu R$ 232,1 milhões, um crescimento de 39,8% comparado ao 4T19;

• O fluxo de caixa das operações, ajustado pelos recebíveis, atingiu expressivos R$ 2,1 bilhões no 4T20. Nos últimos 12 meses, a geração de caixa ajustada foi de R$ 3,1 bilhões, aumentando 104%. Os resultados positivos e a variação do capital de giro, com destaque para a gestão dos estoques, contribuíram de forma significativa para essa geração de caixa.

Impacto: Positivo. O Magalu reportou um novo trimestre de muito sucesso, pautado no forte avanço do e-commerce total (+120,7% a/a), justificado não só pelo crescimento das vendas do estoque próprio, mas também as do marketplace. A empresa atingiu sua maior participação de mercado para o trimestre desde a sua fundação; especialmente pela boa performance do aplicativo, que contou com 33 milhões de usuários mensais. A cia também apresentou melhora do desempenho de seu sistema logístico. Em nossa última conversa com a empresa, os profissionais da área de relação com investidor, afirmaram que o cenário estabelecido no ano de 2020, com a chegada da pandemia no país, impulsionou a curiosidade e frequência de uso do e-commerce, no entanto, a penetração no canal no Brasil ainda se encontra em níveis muito inferiores a dos pares globais, o que sugere que ainda existe um longo caminho a ser percorrido. Ainda, o CEO da empresa, Frederico Trajano, afirmou que a varejista pretende agora investir em diferentes segmentos, que fortaleçam a sua presença em novos mercados e contribuam para que a companhia se torne o sistema operacional do varejo brasileiro, com foco na área digital.

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