Veja a análise da Guide referente a Magazine Luiza (MGLU3) selecionada para fazer parte da Carteira Top Picks de Setembro. Dessa forma, a varejista entra no portfólio da corretora para substituir a Americanas (AMER3) que teve um dos melhores desempenhos entre os 10 ativos que fazem parte da seleção mensal.
Contudo, a Carteira Top Picks encerrou o mês de agosto no campo positivo, bem acima de seu índice de referência IBOV.
Magazine Luiza tem uma vasta rede de sellers
A Magazine Luiza é uma das maiores varejistas no Brasil, sendo uma das primeiras a adotar o modelo de e-commerce. Atualmente é parte relevante da operação, com uma vasta rede de sellers que usam a marca como uma plataforma de vendas. Com mais de 1.400 lojas físicas, a Magalu tem uma das mais eficientes malhas logísticas do país, com três centros de distribuição.
No último resultado divulgado (2T22), a empresa teve vendas totais (incluindo o marketplace) de R$ 14 bilhões. Praticamente estável contra o mesmo período do ano passado, ficando evidente que a companhia ainda é fortemente baseada no canal digital. Assim, 72% das vendas totais, ou seja, R$ 10 bilhões, vieram do canal de e-commerce.
Ainda que a empresa tenha apresentado prejuízo líquido de R$ 112 milhões no período, um ponto positivo do resultado foi o ganho de capital de giro da companhia, que representou uma folga de R$ 1,1 bilhão no caixa operacional. O efeito ocorreu devido à redução do estoque e às melhores condições negociadas junto aos fornecedores.