A receita líquida no 4T21 do Magalu diminuiu 6,6% na base anual, para R$ 9,4 bilhões. As vendas totais, que incluem lojas físicas, digitais e marketplace, subiram 4,1%, atingindo R$ 15,54 bilhões. No ano, o indicador somou R$ 55,6 bilhões, alta de 27,8%; reflexo do aumento de 39,4% no e-commerce total (sobre um crescimento de 130,7% em 2020) e um crescimento de 5,8% nas lojas físicas. No 4T21, as vendas cresceram 4,1% e atingiram R$ 15,5 bilhões, mesmo com a deterioração dos indicadores macroeconômicos – aumento da inflação e da taxa de juros – que impactam diretamente as categorias de bens duráveis, de acordo com a empresa.
No ano o e-commerce brasileiro cresceu 27,0% segundo a Neotrust, com o Magalu novamente crescendo mais que o mercado. No ano, as vendas do e-commerce do Magalu avançaram 39,4% e atingiram R$ 39,8 bilhões. No e-commerce com estoque próprio (1P), as vendas evoluíram 28,4%, enquanto o marketplace cresceu 68,8% e atingiu R$ 13,1 bilhões em vendas no ano. O ganho de Market-share foi impulsionado pela excelente performance do app, com 45,2 milhões de usuários ativos mensais; além da entrega mais rápida para 1P e 3P, a evolução do marketplace e das novas categorias.
No 4T21, as despesas operacionais ajustadas representaram 22,7%, com um aumento de 3,2 p.p. em relação ao 4T20, devido a uma desaceleração mais acentuada nas vendas das lojas físicas no período. Essa variação ocorreu, principalmente, pela menor diluição das despesas nas lojas físicas, e parcialmente pelo aumento das despesas de marketing no e-commerce ao longo do segundo semestre.
O Ebitda ajustado no trimestre totalizou R$ 243,5 milhões, alta de 2,6% e a margem Ebitda ajustada ficou em 2,6 pontos percentuais, a 2,6%. No consolidado do ano, o indicador atingiu R$ 1,47 bilhão, 1,9% abaixo do registrado em 2020; justificado pelo aumento das despesas em relação à receita líquida influenciou margem, que passou de 5,2% em 2020 para 4,2% em 2021.
Em relação ao resultado financeiro ajustado do 4T21 ante mesmo período do ano anterior, as despesas aumentaram 1,1 p.p. devido ao aumento da taxa de juros na economia brasileira ao longo do ano – a taxa SELIC passou de 2,00% a.a. ao final de 2020 para 9,25% a.a. ao final de 2021.
No 4T21, o lucro líquido contábil foi de R$ 93,0 milhões e o resultado líquido ajustado foi negativo em R$ 79,0 milhões; queda de 0,8% ante 4T20.
Os investimentos totalizaram R$ 307,1 milhões, incluindo a abertura de lojas, investimentos em tecnologia e logística, incluindo a abertura de 35 cross-dockings. No 4T21, foram inauguradas também 68 novas lojas – incluindo os quiosques dentro das Lojas Marisa e 17 lojas no estado do Rio de Janeiro.
Impacto: Negativo. Os números do Magazine surpreenderam negativamente a Guide Investimentos, apesar da já esperada pressão por conta do ambiente mais desafiador no período. A pressão de custos acabou prejudicando bastante o resultado operacional e a corretora não vê tendência de melhora no curto-prazo; dada as incertezas macroeconômicas e maior concorrência. Apesar disso, a Guide vê o Magazine mais bem posicionado para uma eventual recuperação setorial em comparação aos seus pares domésticos, dada a sua sólida posição de caixa e iniciativas digitais, tendo como destaque o Superapp, além da consolidação dos números crescentes da KaBuM!